Dormir nas noites de lua cheia pode ser uma tarefa extremamente difícil para algumas pessoas, e isso pode não ter nenhuma relação com superstição.
Isso porque um estudo, realizado no Hospital Psiquiátrico da Universidade de Basileia, na Suíça, revelou que as fases da lua também podem influenciar significativamente o ritmo do sono.
Para chegar a esta conclusão, pesquisadores acompanharam 33 voluntários, com idades entre 20 e 74 anos, sem doenças físicas ou mentais e sem uso de medicação, durante três anos.
Mesmo inseridos em um ambiente fechado, sem ter como saber qual era a lua, os voluntários demoraram ao menos cinco minutos a mais para adormecer, e dormiam em média de 20 minutos a menos em noites de lua cheia.
Através de um eletroencefalograma, os cientistas conseguiram perceber indicadores como padrões cerebrais, movimentos oculares e os baixos níveis de melatonina, o hormônio do sono, revelaram uma alteração significativa no descanso.
Como a lua cheia influencia no sono?
Apesar de comprovar a teoria de que a lua cheia de fato pode afetar o sono, os cientistas ainda não conseguiram descobrir como exatamente isso acontece.
O campo gravitacional do satélite natural, que afeta as marés dos oceanos, foi descartado das possibilidades, e até o momento não foram apresentadas hipóteses mais assertivas.
Como dormir melhor nas noites de lua cheia?
Por mais que respostas definitivas para o problema ainda não tenham sido encontradas, há algumas estratégias que podem ajudar a melhorar a qualidade do sono durante noites de lua cheia.
Entre elas, está o uso de máscaras ou cortinas blackout, que bloqueiam completamente a entrada de luz. Além disso, controlar o estresse antes de se deitar também é essencial.
Afinal, durante o experimento, os cientistas identificaram um aumento nos níveis de cortisol, conhecido popularmente como o “hormônio do estresse”, que pode dificultar o início do sono.