Diante do sucesso das fast fashion no Brasil, a franquia Mango, uma marca espanhola de moda, anunciou seu retorno ao país, depois de ficar fora do mercado nacional por dez anos. A empresa, conhecida por suas peças elegantes e preços competitivos, havia encerrado suas operações no país em 2013 e voltou para competir com outras redes que estão se destacando pelos shoppings das cidades, como no caso da Zara e H&M (que está lançando suas primeiras lojas físicas no país).
Em 2024, a Mango voltou aos poucos, com uma proposta renovadora e, atualmente, está focada em reconquistar o público brasileiro com estratégias adaptadas ao cenário atual, apesar de oferecer preços acessíveis pela Europa. Assim como outras lojas de departamento, a marca propõe peças sofisticadas e versáteis, com toques de alfaiataria clássicas.
Conheça a história da Mango e como comprar no Brasil
Fundada em 1984, em Barcelona, ela foi criada pelos irmãos Isak e Nahman Andic. O nome “Mango” surgiu da inspiração de Isak Andic ao provar a fruta nas Filipinas, gostando tanto que decidiu que seria o nome de sua empresa. O sucesso da franquia foi imediato e centenas de lojas foram abertas em pouco mais de uma década.
Atualmente, a Mango possui mais de 2.700 lojas em 109 países, com uma forte presença global e um percentual significativo de suas vendas vindo de fora da Espanha (mais de 83%). No Brasil, o que fez a rede sair do país foram problemas com a alta carga tributária e entraves burocráticos, que dificultaram a permanência das lojas físicas. Houve um momento online, mas a baixa adesão fez com que a marca parasse de ser vendida.
O principal portal para adquirir as peças é através da plataforma Dafiti, que disponibilizou um acervo de opções. Até o momento, não foi aberta nenhuma loja física e a expectativa é que o retorno da marca impulsione o mercado para isso.