Ao investigar o terreno de uma loja de departamentos abandonada no Reino Unido, arqueólogos da Cotswold Archaeology encontraram muito mais do que roupas e sapatos.
Isso porque, no total, foram encontrados 317 esqueletos medievais e pós-medievais durante escavações no local, que está sendo remodelado para receber o Campus Municipal da Universidade de Gloucester.
Inclusive, vale destacar que os arqueólogos foram convocados justamente por conta da frequente descoberta de artefatos no terreno, que foi considerado um local extremamente importante pelo Oficial Sênior de Projetos de Arqueologia de Cotswold, Cliff Bateman.
“Cada vez que trabalhamos em Gloucester, fazemos novas descobertas”, disse ele, durante uma coletiva de imprensa recente. Os esqueletos recém-descobertos ainda passarão por análises mais aprofundadas.
No entanto, estudos preliminares dos dentes já apontam que seus antigos donos consumiam bastante açúcar, o que oferece pistas valiosas sobre sua origem.
Além dos esqueletos: outros objetos encontrados em Gloucester
Comprovando a “fertilidade” do terreno da antiga loja de departamentos, os arqueólogos fizeram outras descobertas além dos esqueletos, que incluem objetos como um cachimbo de tabaco e fragmentos de uma garrafa de vinho.
Além disso, os pesquisadores também encontraram diversos artefatos que datam do período romano, incluindo cerâmica, jazigos de tijolo e até as fundações de um muro de casa.
Esqueletos não ficarão em exibição
Apesar da relevância da descoberta, os esqueletos provavelmente não estarão em exposição, já que a Universidade de Gloucester não confirmou sua apresentação ao público.
Em contrapartida, os artefatos romanos, medievais e pós-medievais encontrados no local terão seu próprio espaço de exibição, disponível para alunos, funcionários e visitantes quando o local estiver totalmente operacional.
A previsão é de que a inauguração do campus ocorra ainda neste mês de setembro, marcando não apenas o início das atividades acadêmicas, mas também culturais no novo espaço, que continua se mostrando historicamente rico.