Para manter seu ciclo de produção bem consolidado, permitindo otimizar processos e manter a cadeia de suprimentos eficiente, e ainda garantir a expectativa dos consumidores, a Apple costuma lançar apenas um novo modelo de iPhone por ano.
No entanto, a partir de 2026, a empresa pode mudar sua estratégia, adotando o lançamento bianual para seus aparelhos, assim como muitos dos concorrentes do mercado.
A informação foi divulgada pelo site The Information, que consultou fontes internas da Apple, bem como por Ming-chi Kuo, um conhecido insider do mundo tecnológico que é especialista na companhia.
De acordo com fontes consultadas por ambos, a Apple pode mudar de estratégia já no próximo ano, disponibilizando iPhones de entrada a partir do primeiro semestre e modelos mais avançados no segundo.
Caso a informação se confirme, a empresa poderá fazer o lançamento do iPhone 18 Air, 18 Pro e 18 Pro Max na reta final de 2026, enquanto o iPhone 18 e 18e ficariam para o primeiro semestre de 2027.
Todavia, vale lembrar que ainda não houve nenhuma comunicação oficial da Apple a respeito da nova dinâmica, nem mesmo durante a mais recente edição da Worldwide Developers Conference (WWDC), evento no qual a empresa geralmente revela suas novidades. Logo, ainda não há confirmação de que isso realmente vá acontecer.
Nova dinâmica pode prejudicar a Apple?
Conforme mencionado anteriormente, o lançamento bianual é uma estratégia adotada por concorrentes da Apple, e à primeira vista, a decisão poderia prejudicar a empresa.
Afinal, além de abalar a imagem de inovação e exclusividade que a marca carrega, a mudança na dinâmica de lançamentos também afetaria o ciclo de produção do iPhone.
Todavia, da mudança também pode render frutos, uma vez que a relevância da Apple ficaria distribuída pelo ano todo aumentando ainda mais as expectativas.
Além disso, a divisão entre os modelos de entrada e avançados permitirá não só a preservação de um ciclo de produção estável, como ainda atingirá parcelas diferentes do público.