Há algum tempo, o Google inseriu uma inteligência artificial generativa chamada Gemini em seu buscador, no intuito de facilitar as pesquisas dos usuários.
Contudo, nesta terça-feira (20), a empresa lançou nos Estados Unidos uma versão repaginada de seu buscador com foco em inteligência artificial. Batizada de AI Mode, a novidade terá um visual semelhante ao do Gemini e o do ChatGPT.
De acordo com o Google, a decisão foi tomada por conta da satisfação das pessoas, que tem preferido utilizar buscadores totalmente dedicados à IA.
Como a intenção é de que a ferramenta seja acessível aos usuários, ela poderá ser acessada em qualquer uma das abas do site, como Imagens, Vídeos e Notícias, no topo da página do Google.
Ao utilizar o AI Mode nas pesquisas, os internautas serão encaminhados a um resumo com links para outros sites e serviços como o Google Maps. Posteriormente, será possível solicitar mais detalhes ou alterações para o que o buscador apresentou.
Além disso, estima-se que em breve a funcionalidade também terá sugestões personalizadas com base em interações do usuário e utilizando dados da conta do Gmail, por exemplo.
Data de lançamento oficial do AI Mode do Google
Conforme citado anteriormente, por enquanto o novo AI Mode só foi disponibilizado nos Estados Unidos, e até o momento, permanece sem previsão de chegada a outros países.
Entretanto, caso a fase inicial da ferramenta atinja os resultados esperados, é provável que o lançamento ocorra ao longo do segundo semestre de 2025.
Por enquanto, o Google afirma que a busca tradicional e o AI Mode coexistirão. Contudo, o investimento na ferramenta indica as intenções da empresa de, futuramente, ter como foco a busca via inteligência artificial.
Inclusive, durante a conferência anual da empresa, realizada recentemente, a líder da equipe de buscas do Google, Liz Reid, afirmou que a nova interface não é apenas um experimento, mas sim um vislumbre do futuro (via B9).