De acordo com o calendário oficial do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), os pagamentos de julho terão início a partir do dia 25. Contudo, este não será o único valor encaminhado aos beneficiários.
Isso porque, a partir desta semana, milhões de aposentados também terão acesso a um ressarcimento extra que pode chegar ao valor de R$ 1 mil por pessoa.
O pagamento extra busca corrigir os prejuízos causados por valores descontados indevidamente por entidades associativas, e será feito de forma escalonada, assim como ocorre com a aposentadoria.
Com o objetivo de evitar sobrecarga no sistema, o pagamento será liberado gradualmente, atendendo cerca de 100 mil beneficiários por dia. No entanto, é importante ressaltar que nem todos têm direito ao benefício extra.
Afinal, foram determinados alguns critérios de elegibilidade para estabelecer quem realmente foi afetado pelo problema, e por conta disso, receberá a compensação financeira.
Quem tem direito ao pagamento extra do INSS?
No total, estima-se que cerca de 3,8 milhões de aposentados sofreram descontos indevidos. E mesmo após contestarem, 81% não receberam retorno das entidades.
Por conta disso, o INSS e o governo federal decidiram pôr em prática uma iniciativa que compensará estes descontos de forma simples, prática e sem burocracia.
Vale destacar que pessoas acima de 80 anos, comunidades indígenas e quilombolas tiveram suas contestações aprovadas automaticamente, e portanto, receberão o valor de R$ 1 mil mesmo sem terem feito contestação. Em contrapartida, outros grupos precisam aderir a um acordo estabelecido pelas entidades para garantir o ressarcimento.
Como fazer a adesão ao acordo do INSS?
Aposentados que precisam aderir ao acordo de forma espontânea tem a opção de realizar o procedimento através de uma agência dos Correios ou virtualmente, pelo aplicativo Meu INSS, executando o seguinte passo a passo:
- Acesse o aplicativo utilizando as credenciais do portal gov.br (CPF e senha);
- Acesse a aba “Consultar Pedidos”;
- Clique no item “Cumprir Exigência”;
- Assinale a opção “Aceito Receber”, localizada no fim da página;
- Clique em “Enviar”.
A ordem de pagamento acompanhará a data de adesão ao acordo. Sendo assim, quanto antes o procedimento for efetuado, mais cedo o valor será ressarcido.