Morador do município de Apuiarés, no Ceará, o brasileiro João Marinho Neto foi oficialmente reconhecido como o homem vivo mais velho do mundo, com 112 anos de idade.
O ex-criador de porcos recebeu a certificação em novembro do ano passado pela ONG LongeviQuest, que faz um levantamento em todo o planeta sobre a idade das pessoas.
No mês seguinte, João foi oficialmente nomeado como o novo detentor do título do Guinness World Records. Inclusive, vale destacar que ele já era reconhecido como o homem vivo mais velho da América Latina, conquistando o feito após o falecimento do venezuelano Juan Vicente Pérez Mora aos 114 anos.
Nascido em Maranguape, também no Ceará, no dia 5 de outubro de 1912, João veio de uma família de fazendeiros, e ainda durante a infância, foi morar em uma área rural de Apuiarés.
De acordo com o texto da LongeviQuest, João enfrentou muitas dificuldades ao longo de sua vida. Contudo, o supercentenário tem vivido o suficiente para se tornar uma figura histórica.
John Tinniswood: quem era o detentor do recorde de homem mais velho do mundo?
Antes de João ser nomeado como o novo detentor do título de homem mais velho do mundo, o recorde do Guinness Book pertencia ao britânico John Alfred Tinniswood, que faleceu no dia 25 de novembro do ano passado aos 112 anos e 91 dias.
Nascido no dia 26 de agosto de 1912 em Liverpool, Inglaterra, John acompanhou a Segunda Guerra Mundial de perto, mas não pôde se alistar por conta de problemas de visão. Contudo, ele ocupou um cargo administrativo no Royal Army Pay Corps como contador e auditor.
Por conta disso, John foi considerado “o veterano masculino sobrevivente da Segunda Guerra Mundial mais velho do mundo”. Em seus últimos anos, ele se mudou para uma casa de repouso em Southport, Merseyside.