A China é uma das principais rotas comerciais do Brasil e um importante comprador de carne de frango, por isso o governo federal está tentando agir de forma emergencial para aliviar os embargos. Diante da crise com casos de Gripe Aviária confirmado no Rio Grande do Sul, dezesseis países e a União Europeia suspenderam totalmente a compra de carne de frango brasileira, enquanto outros oito países restringiram a compra pela região afetada.
De acordo com a lista atualizada nesta quarta-feira (21/05), pelo Ministério da Agricultura, os países que suspenderam as exportações foram: China, União Europeia, México, Iraque, Coreia do Sul, Chile, África do Sul, União Euroasiática, Peru, Canadá, República Dominicana, Uruguai, Malásia, Argentina, Timor-Leste, Marrocos, Bolívia, Sri Lanka, Paquistão, Filipinas e Jordânia.
Entenda os impasses do Brasil com a China sobre a Gripe Aviária
O governo brasileiro possui um bom diálogo com os chineses, por serem os principais parceiros comerciais. Com essa flexibilidade, acredita-se que haverá novos acordos e um deles é a regionalização dos embargos, para que as compras continuem:
“A gente tem que ter muita cautela para se pronunciar agora, porque o caso ainda é muito recente. Cinco dias é muito pouco tempo para que eles possam se sentir confiantes e regionalizar. Eu compreendo o lado deles. Vamos trabalhar. Agora é hora de fazer a nossa parte para que então, em poucos dias, a gente proponha a regionalização”, afirmou o ministro da Agricultura Carlos Fávaro.
Segundo os agentes sanitários, outros dois casos suspeitos estão sendo analisados: em uma granja doméstica, em Eldorado dos Carajás, no Pará; e em Derrubadas, no Rio Grande do Sul. Ao todo, seis casos seguem em investigação.