Quando o assunto é custo-benefício para abastecer o veículo, muitos motoristas ainda ficam divididos entre as opções disponíveis nos postos de combustível.
E entre os usuários de carros com motor flex, a gasolina e o etanol estão entre as principais escolhas, embora o preço seja um dos fatores mais analisados.
Mas vale destacar que a seleção não pode se basear apenas no valor. Afinal, o desempenho do veículo também precisa ser levado em conta na hora de abastecer.
Por conta disso, a resposta não é simples, pois ambos os combustíveis possuem suas vantagens e desvantagens, além de atenderem a diferentes perfis de consumo. Logo, é ideal conhecer cada um deles antes de fazer a escolha final.
Gasolina
Conhecida por sua sua alta densidade energética a gasolina é um combustível derivado do petróleo, que fornece uma boa autonomia ao veículo, e é extremamente popular nos postos do Brasil.
Vantagens da gasolina:
- Boa autonomia em relação ao consumo;
- Desempenho estável e confiável;
- Menor consumo comparado ao etanol;
- Ampla disponibilidade e infraestrutura nos postos;
- Ótima para uso urbano intenso;
- Manutenção mais acessível.
Desvantagens da gasolina:
- Preço mais volátil, sujeito a flutuações no mercado internacional do petróleo;
- Emissão de poluentes, incluindo gases que contribuem para a poluição atmosférica e efeito estufa;
- Dependência de combustível fóssil, menos sustentável.
Etanol
Por ser produzido a partir da cana-de-açúcar, o etanol é uma alternativa mais sustentável do que os combustíveis fósseis, sendo considerado uma opção ambientalmente mais limpa, além de normalmente ser mais barato.
Vantagens do etanol
- Menor emissão líquida de CO₂ ao longo do ciclo de vida;
- Combustível renovável e biodegradável;
- Potencial para entregar mais potência em motores flex preparados;
- Incentivo à economia local ligada à agricultura da cana-de-açúcar.
Desvantagens do etanol
- Maior consumo em litros comparado à gasolina;
- Preço variável, sendo recomendada a regra dos 70% para avaliação do custo-benefício (se o preço do etanol for até 70% do preço da gasolina, ele tende a ser vantajoso);
- Menor autonomia, exigindo abastecimentos mais frequentes;
- Sensibilidade maior a temperaturas frias, o que pode afetar a partida.
Gasolina x etanol: qual é a melhor opção em 2025?
Um levantamento feito pelo portal Money Times, com base em dados da ANP, apontou que as altas consecutivas do preço por litro do combustível fizeram com que o etanol perdesse a competitividade em relação à gasolina em diversos estados do país.
Além disso, a gasolina tem 30% mais de energia por litro do que o etanol, apresentando uma quantidade bem mais eficiente para o veículo.