Por conta de seus constantes avanços, a inteligência artificial já está remodelando diversos aspectos da realidade, e isso inclui o mercado de trabalho.
Afinal, muitas funcionalidades dos sistemas têm se mostrado extremamente úteis em diversos setores, o que foi, a princípio, recebido com grande entusiasmo.
No entanto, com o passar do tempo a eficiência e o alto grau de produtividade das IAs têm se tornado uma grande ameaça para muitas profissões, uma vez que tarefas antes exclusivas de profissionais qualificados passaram a ser executadas por algoritmos em tempo recorde.
Embora as previsões não sejam de substituição total, considerando que as máquinas ainda não são capazes de replicar atributos como inteligência emocional e habilidades criativas, estes são 9 trabalhos que certamente serão afetados pelas IAs:
Entrada de dados e funções administrativas
Atualmente, já existem sistemas capazes de inserir, organizar e gerenciar dados de forma eficiente e precisa, justamente por se tratarem de tarefas repetitivas e baseadas em regras bem definidas.
Atendimento ao cliente
Chatbots e assistentes virtuais impulsionados pela inteligência artificial já estão tomando conta de grande parte do setor de atendimento ao cliente, e assim reduzindo a necessidade de grandes equipes.
Trabalhos de fabricação
Já faz algum tempo que a robótica se tornou indispensável para o setor de fabricação. Com os avanços da inteligência artificial, os robôs passaram a executar uma gama ainda maior de tarefas com eficiência, dispensando pausas e aumentando significativamente a produtividade.
Caixas de varejo
Caixas automáticos e quiosques de atendimento estão se tornando cada vez mais comuns em supermercados e lojas. Considerando que estes sistemas já são capazes de gerenciar o estoque e até mesmo oferecer experiências de compra personalizadas, a presença humana pode ser descontinuada na função.
Funções analíticas básicas
Por conta da capacidade de avaliar grandes conjuntos de dados, identificar tendências e gerar relatórios com maior velocidade e precisão, as IAs podem passar a assumir o protagonismo dos trabalhos analíticos básicos.
Design gráfico
Apesar das artes geradas por IAs não contem com o toque criativo de designers humanos, elas podem ser suficientes para suprir demandas rápidas e econômicas para empresas, gerando logotipos e layouts em alguns segundos.
Tradução
Sistemas de tradução automática já conseguem processar múltiplos idiomas e fornecer resultados instantâneos. E embora a expertise humana ainda seja fundamental para interpretar contextos culturais e sutilezas linguísticas, a IA tem se consolidado como uma alternativa viável, especialmente em situações que demandam agilidade e alto volume de conteúdo.
Fotografia
Até mesmo fotos simples de eventos ou para sites empresariais já podem ser feitas com ajuda da IA, uma vez que as ferramentas ajustam luz, enquadramento e fazem edições automáticas, entregando imagens prontas com quase nenhum esforço humano.