Por conta do HyperOS 3, a mais nova grande atualização de sistema da Xiaomi, usuários dos celulares da fabricante chinesa precisarão buscar outros aparelhos que satisfaçam suas necessidades.
Isso porque pelo menos 9 modelos da marca deixarão de receber novas funções e atualizações de segurança, uma vez que a Xiaomi decidiu encerrar o suporte de maneira imediata. São eles (via Nextpit):
- Redmi A1
- Redmi A1+
- Redmi 11 Prime 4G
- Poco C50
- Poco M5
- Xiaomi 11 Lite 5G NE
- Xiaomi 11 Lite LE
- Xiaomi 11T
- Xiaomi 11T Pro
A última atualização dos modelos destacados aconteceu ainda no ano passado, e estima-se que um último patch de segurança ainda seja lançado para os que possuem o sistema HyperOS 2. No entanto, nenhuma nova função será adicionada.
A princípio, não será necessário realizar substituições de imediato, tendo em vista que as atualizações mais recentes ainda podem garantir a sobrevivência dos aparelhos por mais algum tempo.
Porém, com o tempo, a ausência de atualizações pode aumentar significativamente o risco de vulnerabilidades, e até mesmo afetar o funcionamento de aplicativos populares.
HyperOS 3: conheça o novo sistema operacional da Xiaomi
Com lançamento programado para setembro na China, o HyperOS 3 introduzirá um menu de aplicativos que remete visualmente ao iOS da Apple, tornando a interface familiar para usuários de iPhone.
Entretanto, em sua essência, o novo sistema operacional ainda é Android, o que tornará a navegação fluida para consumidores de ambos os softwares. Além disso, outras novidades do HyperOS 3 ainda incluem:
- Novas funcionalidades para a câmera;
- Conectividade com mais aparelhos Xiaomi;
- Integração com sistemas de inteligência artificial avançados;
- Atualizações ao vivo sem a necessidade de abrir aplicativos;
- Privacy Sandbox integrado;
- API WritingTools para auxiliar em aplicativos comuns;
- Recursos de melhoria de som para aparelhos auditivos;
- Serviços de localização aprimorados.
Diversos dispositivos dos modelos Xiaomi, Redmi e POCO receberão a nova atualização, que deve ser disponibilizada em outros países até o final de 2025. No entanto, uma data oficial de lançamento internacional ainda não foi revelada.