Em 2025, o feriado do dia 7 de setembro, em que se comemora o Dia da Independência do Brasil, acabou caindo em um domingo, o que dificultou os planos de muitas pessoas.
Entretanto, a situação ainda será vantajosa para milhões de brasileiros, pois em alguns locais, a folga da data acabou sendo transferida para segunda-feira, garantindo assim um descanso prolongado.
Desta forma, além de beneficiar alguns trabalhadores da escala 6×1, que por normalmente também exercerem suas funções aos domingos, podem ter direito a uma folga compensatória ou a receber dobrado pelo dia trabalhado, o feriado também favorecerá moradores de algumas regiões.
Uma das cidades que adotará o modelo é Curitiba, a capital paranaense, que além de celebrar o dia 7 de setembro, ainda conta com um feriado municipal no dia seguinte.
Trata-se de uma homenagem a Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, padroeira oficial do município. Por conta disso, muitos cidadãos locais poderão aproveitar a folga prolongada sem preocupações.
Planejamento para o feriadão: celebrações em Curitiba
Enquanto no Dia da Independência, será possível assistir a desfiles cívicos e aproveitar atividades culturais sobre a data em todo o país, em Curitiba, o feriado municipal também contará com atrações exclusivas.
Desta forma, além de um descanso extra, também será possível acompanhar missas e procissões dedicadas à padroeira da cidade, bem como eventos gastronômicos, de artesanato e musicais no centro da cidade.
Além disso, alguns parques e museus do município também oferecerão entrada gratuita em alguns horários, expandindo ainda mais o leque de opções para estiver em busca de atividades para complementar o feriadão.
Vale destacar que, ao contrário de outras cidades que adotam o aniversário como feriado, Curitiba escolheu um feriado religioso, ressaltando sua identidade cultural e a memória dos primeiros habitantes, além de evidenciar a influência da colonização portuguesa na região ao escolher Nossa Senhora da Luz como padroeira.