Utilizado por milhões de brasileiros, o gás liquefeito de petróleo (GLP) é geralmente comercializado nos tradicionais botijões de 13 kg e representa uma das prioridades no orçamento doméstico.
Porém, os constantes aumentos de preço acabam forçando muitas famílias a economizarem ao máximo no consumo na expectativa de prolongar o uso do botijão.
Por sorte, existem muitas formas de se alcançar este objetivo sem comprometer o preparo das refeições. Para isso, basta seguir estas dicas práticas e eficientes:
Manutenção preventiva do fogão
O desgaste do fogão, causado pelo tempo ou por sujeira acumulada, acabam exigindo um consumo de gás ainda maior. Por conta disso, realizar uma manutenção preventiva do equipamento pode ser essencial para economizar.
Chamas irregulares ou com coloração diferente do azul estão entre os sinais mais comuns de que o fogão pode precisar de uma avaliação técnica.
Calor residual
Pratos como arroz, massas e sopas podem cozinhar mesmo após o fogo ser desligado por conta do calor residual. Sendo assim, é essencial aproveitar este fenômeno evitar gastos excessivos de gás.
Vale destacar que o forno recém-desligado ainda pode ser bastante útil para finalizar receitas, já que o calor residual permanece por um bom tempo.
Cozinhar em grandes quantidades
Preparar refeições em maior quantidade (especialmente alimentos como arroz e feijão) e armazenar porções para os próximos dias é uma excelente maneira de economizar tempo, gás e dinheiro.
Com isso, o uso do fogão pode ser restrito apenas ao preparo de proteínas em pequenas porções, que costumam levar menos tempo para ficar prontas.
Manter o forno fechado
Toda vez que a porta do forno é aberta, ocorre há perda de calor, sendo necessário gastar mais gás para que a temperatura ideal seja recuperada novamente.
Sendo assim, é essencial planejar o tempo correto de cozimento, e se possível, utilizar apenas o visor do forno para acompanhar o andamento da receita para evitar o desperdício de gás.
Utilizar panelas com tampas e fundo plano
Utilizar panelas de fundo plano e com dimensões adequadas à boca do fogão otimiza a distribuição do calor. Além disso, manter a tampa durante o cozimento ajuda a conservar a temperatura interna, acelerando o preparo e reduzindo o uso de gás.