De acordo com a revista Fortune, três mulheres brasileiras estão no ranking entre as 100 executivas mais poderosas no mundo dos negócios em 2025. O primeiro nome que apareceu é Tarciana Medeiros, presidente do Banco do Brasil, que ficou em 64° posição. Em seguida, está Lívia Chanes, CEO do Nubank no país ocupando a 91° posição e, por fim, está a CEO da Petrobras, Magda Chambriard, em 95ª posição.
Sobre um pouco da trajetória de cada uma, a revista fez questão de detalhar a posição das brasileiras, como no caso de Tarciana Medeiros, que foi a primeira mulher a comandar a instituição que possui 217 anos, desde que foi fundada em 1808. Outro ponto destacado é a sua orientação sexual, no qual é uma mulher assumidamente gay, rompendo com os padrões de CEOs da empresa. Além das questões pessoais, Fortune ressaltou que Tarciana fez boas escolhas para equilibrar o foco do banco no agronegócio e expandir os produtos de consumo, enquanto enfrenta os desafios da inflação no Brasil.
Mais detalhes sobre as brasileiras destacadas pela revista Fortune
Sobre a CEO do Nubank, Lívia Chanes, é a sua primeira vez na Fortune e teve seu nome reconhecido diante do seu papel diante do “crescimento que liderou anteriormente como gerente nacional da fintech multinacional Nubank no Brasil”. Enquanto esteve à frente do banco digital no país, a instituição conquistou 24 milhões de novos clientes.
Por fim, a CEO da Petrobras, Magda Chambriard, teve destaque na revista diante dos desafios que a empresa passou nos últimos anos e como a brasileira conseguiu encontrar maneiras de estruturar alguns pilares da estatal. Uma delas foi o aumento nos investimentos em baixo carbono, que dobraram em sob sua liderança.