Por ser uma fruta saborosa, acessível, fácil de transportar e consumir em qualquer lugar, a banana está sempre presente nas fruteiras de diversas casas.
Entretanto, devido à elevada liberação de etileno, a banana amadurece mais rapidamente que muitas outras frutas, apresentando uma aparência escurecida em pouco tempo.
E vale destacar que existem diversos fatores que contribuem para que isso aconteça, como o armazenamento e a exposição da fruta. Contudo, existe uma tática infalível para evitar que isso aconteça.
É possível retardar o processo de amadurecimento da banana envolvendo a região do caule em plástico filme, pois isso ajuda a conter a liberação do gás etileno.
Com o processo de maturação mais lento, a fruta tende a durar muito mais tempo sem escurecer, mantendo seu frescor e sabor por mais dias.
Outras dicas para preservar bananas
- Não deixar as bananas expostas a fontes de calor;
- Evitar danos à fruta;
- Manter as bananas a uma temperatura adequada, entre 10 a 20 °C;
- Evitar expor a fruta a correntes de ar;
- Sempre que possível, manter as bananas penduradas;
- Manter o cacho unido;
- Pingar gotas de limão nas bananas;
- Manter as bananas longe de frutas que também liberam etileno, como maçãs, peras e mangas.
O que fazer com bananas escurecidas?
Vale lembrar que as bananas escurecidas não estão, necessariamente, estragadas. Ainda mais quando o escurecimento é resultado do armazenamento na geladeira.
Embora o consumo in natura possa não ser tão agradável para muitas pessoas, as bananas muito maduras podem servir como base para diversas receitas, incluindo bolos, doces e até sorvete.
Contudo, é necessário observar se o escurecimento foi causado apenas pela oxidação natural, ou se há sinais de apodrecimento ou mofo na fruta. E neste segundo caso, não há o que ser reaproveitado, sendo recomendável o descarte ou a reciclagem, utilizando as bananas como adubo.