Ecologicamente amigáveis, os carros elétricos estão fazendo cada vez mais sucesso com os motoristas, garantindo projeções de expansão contínua para o mercado.
Mas mesmo com melhorias constantes no desempenho, estes veículos ainda enfrentam desconfiança, especialmente no que diz respeito à duração da bateria.
Afina, muitas pessoas ainda acreditam que carros elétricos não podem ser pilotados no calor, pois o uso do ar-condicionado pode fazer com que a energia acabe rapidamente. Mas a climatização está longe de ser a função que mais consome bateria em um veículo deste tipo.
Um estudo recente, realizado pela empresa Geotab, que é líder global em soluções de veículos conectados, na verdade, a velocidade de condução é o fator que mais impacta o desempenho
Isso ocorre porque a resistência aerodinâmica aumenta exponencialmente com a velocidade, exigindo muito mais energia da bateria. Como resultado, até mesmo aumentos moderados na velocidade podem causar perdas significativas de autonomia.
Como funciona o ar-condicionado dos carros elétricos?
Mesmo utilizando a bateria de alta tensão do veículo como fonte de energia, o consumo do ar-condicionado em carros elétricos é significativamente menor do que muitas pessoas imaginam.
Isso porque o sofisticado sistema de acionamento permite que o resfriamento seja realizado de forma muito mais eficiente, oferecendo maior conforto ao motorista e passageiros sem a necessidade de ser acionado em potências extremas.
Outros mitos sobre os carros elétricos
- Manutenção de alto custo: apesar de contarem com um custo inicial relativamente alto, os carros elétricos têm menos peças móveis, reduzindo assim os custos de manutenção;
- Lavagem proibida: apesar de serem elétricos, estes veículos podem ser lavados normalmente;
- Bateria viciada: as baterias modernas de carros elétricos não viciam e podem ser carregadas até 100% sem prejuízo;
- Baixo desempenho: além de oferecerem torque instantâneo se assemelhando aos carros a combustão mais potentes, os carros elétricos tem passado por significativos aumentos de desempenho;
- Riscos de segurança: carros elétricos passam por testes de segurança tão rigorosos quanto os veículos a combustão e não apresentam riscos maiores de incêndio ou choque elétrico.