Envolvida na produção de energia que abastece as células musculares, a creatina é usada principalmente para melhorar o desempenho físico.
Contudo, além de auxiliar no ganho de massa muscular e contribuir para o aumento da força e das capacidades físicas, o suplemento também pode trazer benefícios para o cérebro.
Isso porque, de acordo com um estudo publicado na revista Scientific Reports, a creatina ainda pode contribuir para mitigar os impactos negativos da privação de descanso.
Para obter o resultado, a pesquisa avaliou como o suplemento agiu sobre o desempenho de 15 voluntários que ficaram uma noite sem dormir. Após realizarem testes cognitivos antes e depois de consumirem creatina, os participantes apresentaram um desempenho consideravelmente superior.
Por conta disso, o principal autor da pesquisa, Ali Gordjinejad, defendeu o uso do suplemento como uma alternativa ao café e ao energético.
Riscos da creatina: suplemento deve ser usado com cautela
Apesar de ser considerada um suplemento seguro, eficaz e benéfico, a creatina precisa ser utilizada de forma correta para que seus efeitos positivos não sejam prejudicados.
Segundo especialistas, ingerir uma quantidade acima da recomendada pode não provocar consequências graves de imediato, mas tende a resultar em efeitos colaterais com o uso prolongado, sendo eles:
- Desconforto gastrointestinal: náuseas, diarreia e cólicas abdominais;
- Cãibras musculares: ocorrem principalmente quando não há hidratação adequada;
- Retenção hídrica: apesar do processo ocorrer nas células musculares, o ganho de peso pode ser indesejado para algumas pessoas.
Outro ponto importante é que tomar creatina diretamente, sem diluir em água, como tem sido promovido nas redes sociais, também não possui nenhum efeito positivo.
Na realidade, muitos especialistas informam que a prática pode causar problemas de broncoaspiração, fazendo com que a pessoa se engasgue com a dose.
Desta forma, antes de iniciar a suplementação com creatina, é fundamental consultar um médico ou nutricionista para fazer uma avaliação de saúde e receber orientações sobre a dose adequada.