Embora o interesse em conhecer os Estados Unidos seja grande, os procedimentos de imigração, sobretudo as taxas envolvidas, acabam criando muitas barreiras para os viajantes.
Contudo, uma recente iniciativa do Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS) promete simplificar o pagamento de taxas para solicitantes de visto, e assim tornar a viagem mais acessível e prática.
Com a introdução do Formulário G-1650, a partir deste mês, a agência passou a permitir que os pagamentos de taxas sejam feitos diretamente por débito em contas bancárias nos EUA.
Com isso, espera-se que o uso de cheques e ordens de pagamento em papel, muitas vezes responsáveis por atrasos e riscos de fraude, seja significativamente diminuído.
Inclusive, é importante destacar que o USCIS continuará aceitando métodos tradicionais de pagamento até 28 de outubro. Após essa data, o pagamento passará a ser permitido somente via Formulário G-1650 ou G-1450, destinado a cartões de crédito.
Formulário G-1650: saiba como pagar taxas de visto dos Estados Unidos
Para utilizar o novo método de pagamento, o requerente precisa preencher e assinar o Formulário G-1650 com as informações solicitadas, e anexá-lo à sua petição ou pedido de imigração.
O USCIS então utilizará os dados contidos no formulário para debitar de forma imediata o valor da conta designada, tornando o pagamento da taxa mais prático e rápido.
Novo procedimento representa avanço financeiro para os Estados Unidos
Embora o Formulário G-1650 traga grandes vantagens para os viajantes, como redução do tempo de espera, maior segurança nas transações e mais comodidade, as mudanças também possui impactos estratégicos relevantes para os Estados Unidos.
Afinal, as medidas estão alinhadas à Ordem Executiva 14247, que visa implementar um sistema de pagamento digital nos Estados Unidos, trazendo mais eficiência e modernização aos processos.
Conforme citado anteriormente, a novidade já está em vigor, garantindo que os solicitantes que iniciem seus processos de imigração a partir deste mês desfrutem de maior eficiência e segurança.