Com o recente aumento na tarifa de energia, muitas pessoas têm buscado formas de economizar e evitar surpresas desagradáveis na conta de luz.
E vale destacar que, dentre os aparelhos que podem ser considerados os grandes vilões da economia, o ar-condicionado ocupa uma posição de destaque, tendo em vista sua alta porcentagem de consumo.
No entanto, com os ajustes corretos e um bom entendimento do funcionamento do aparelho, é possível reduzir significativamente o consumo de energia, mesmo utilizando o ar-condicionado com frequência.
Vale destacar que, quando o ar-condicionado é configurado na temperatura ideal, ele mantém sua eficiência e ainda consome bem menos energia.
Por isso, recomenda-se ativar o aparelho sempre a 25°C, ajustando a temperatura conforme a umidade, o número de pessoas no ambiente e a incidência de luz solar, quando necessário. E caso o ambiente ainda esteja quente, a temperatura deve ser reduzida em um grau por vez até encontrar o equilíbrio desejado.
Dicas de uso do ar-condicionado que podem reduzir ainda mais o consumo de energia
Para maximizar a eficiência do ar-condicionado sem aumentar significativamente a conta de luz, as seguintes práticas simples também podem ser seguidas:
- Evitar o calor do sol: em horários que não houver ninguém em casa, é recomendável manter as cortinas fechadas para evitar que o sol aqueça muito o ambiente;
- Manter o ambiente vedado: fechar portas e janelas mantém o ar frio dentro e o quente fora, otimizando o ar-condicionado;
- Realizar manutenções periódicas: limpeza de filtros e revisões frequentes garantem o bom funcionamento do aparelho;
- Evitar o uso frequente: em dias mais frescos, utilizar ventiladores ou a ventilação natural abrindo janelas e portas;
- Utilizar a função timer: se possível, programar o ar-condicionado para desligar quando o uso não for mais necessário;
- Evitar o uso de aparelhos que geral calor: manter luzes e aparelhos eletrônicos desligados reforça a efetividade do ar-condicionado.