Por conta da presença de carboidratos complexos e fibras em sua composição, o feijão costuma ser considerado um alimento pesado por muitas pessoas.
Mas vale lembrar que não existe apenas um tipo de feijão. Inclusive, há uma versão asiática da leguminosa que, além de oferecer diversos benefícios à saúde, também é conhecida por sua fácil digestão.
Originário do Japão, o feijão-azuqui (ou azuki) apresenta uma aparência distinta, com grãos pequenos e vermelhos, e aos poucos está ganhando espaço no Brasil.
De preparo mais rápido, este tipo de feijão fermenta menos que os demais. Por conta disso, além de causar menos gases, o azuqui é muito mais fácil de digerir.
Além da digestão: outros benefícios do feijão-azuqui
Conforme mencionado anteriormente, o feijão-azuqui é um alimento extremamente saudável, especialmente por conta dos diversos benefícios que oferece, tais como:
- Riqueza de nutrientes: o feijão-azuqui é uma excelente fonte de proteínas, fibras, ferro, cálcio, fósforo, vitamina A, vitamina B9 e folato;
- Baixo índice glicêmico: ele também ajuda a controlar os níveis de açúcar do sangue, sendo extremamente benéfico para pessoas com diabetes ou que estão seguindo dietas;
- Propriedades antioxidantes: rico em polifenóis como procianidinas e quercetina, o feijão-azuqui exerce ação antioxidante, combatendo os efeitos nocivos dos radicais livres no corpo;
- Redução de colesterol: junto dos antioxidantes, as fibras presentes no alimento também auxiliam na redução de colesterol.
Como consumir e onde encontrar o feijão-azuqui?
Outro aspecto positivo do feijão-azuqui é a sua versatilidade, uma vez que ele pode ser utilizado em diversas preparações culinárias, como saladas, caldos, e até mesmo doces.
Inclusive, a forma mais popular de consumo deste alimento é na preparação de uma pasta doce chamada anko. E apesar do preparo com açúcar, o feijão ainda retém uma boa porção de proteínas.
No Brasil, o feijão-azuqui pode ser encontrado em lojas de produtos naturais, estabelecimentos especializados em alimentos orientais e, em alguns casos, também em supermercados.