Embora ajustar a temperatura do ar-condicionado também influencie no consumo de energia, se engana quem acredita que esta ação atende apenas à este objetivo.
Na realidade, regular o aparelho adequadamente também pode influenciar diretamente na saúde. E para isso, é preciso entender que o ar-condicionado não foi feito para operar somente com baixas temperaturas.
Estudos indicam que manter a temperatura entre 23°C e 26°C promove o conforto da maioria das pessoas. E inclusive, essa é a faixa recomendada por órgãos como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o uso adequado do ar-condicionado.
Vale lembrar que o ar muito frio pode causar arrepios, dores de cabeça e até mesmo dificuldade para se concentrar. Além disso, também ocorre o ressecamento das vias respiratórias.
Por conta disso, o sistema imunológico fica enfraquecido, e o corpo fica mais suscetível à manifestação de diversas doenças, incluindo gripes, resfriados e até mesmo pneumonia.
Portanto, fica evidente que manter o ar-condicionado em temperaturas mais razoáveis impacta não apenas no conforto, mas também no bem-estar dos usuários.
Outros benefícios do uso consciente do ar-condicionado
Para reforçar que o uso correto do ar-condicionado traz exclusivamente benefícios, é importante destacar também as seguintes vantagens:
- Conforto térmico: temperaturas entre 23°C e 26°C costumam manter o ambiente agradável e fresco, sem comprometer o conforto térmico;
- Maior durabilidade do aparelho: evitar temperaturas extremas ajuda a reduzir o desgaste do ar-condicionado, já que o aparelho não precisa ligar e desligar com tanta frequência. Isso aumenta sua durabilidade e diminui a necessidade de manutenção;
- Melhora na qualidade do ar: manter o ar-condicionado em temperaturas moderadas dificulta o acúmulo de umidade excessiva, impedindo o surgimento de mofo e microrganismos nocivos à saúde.
Vale destacar que, mesmo com temperaturas externas elevadas, 23 ºC continua sendo a temperatura mínima ideal para o uso do ar-condicionado. Nestes casos, é importante também prestar atenção a outros fatores, como a vedação do ambiente.