Embora tenha origem viral, é inegável que a gripe se manifeste com mais frequência nos dias mais frios, uma vez que a temperatura cria um ambiente mais propício para sua propagação.
E vale destacar que isso não está necessariamente ligado ao clima em si, mas sim a um hábito muito comum, que muitos enxergam como medida preventiva.
Afinal, durante o inverno, muitas pessoas acreditam que manter janelas fechadas e frequentar locais com pouca circulação de ar é uma forma de se proteger de doenças respiratórias.
Mas é justamente este o tipo de ambiente que favorece a proliferação e transmissão de vírus como o da gripe, pois além da pouca circulação de ar, a baixa umidade do ambiente torna o corpo mais suscetível a infecções.
Portanto, mesmo nos dias mais frios, é essencial manter os ambientes arejados, mesmo que por poucos minutos, para assim garantir a renovação do ar.
Sintomas da gripe: saiba diferenciar
Causada pelo vírus Influenza, a gripe é mais grave que o resfriado comum. No entanto, como os sintomas acabam sendo confundidos, muitas pessoas acabam não dando muita atenção, o que aumenta a seriedade da situação.
Isso porque gripe pode evoluir para quadros mais graves, como a pneumonia, principalmente em pessoas com doenças pré-existentes e idosos. Os sintomas mais comuns incluem:
- Febre alta;
- Dores musculares e nas articulações;
- Mal-estar generalizado;
- Dor de cabeça;
- Tosse seca;
- Cansaço extremo.
Outros métodos efetivos para prevenir a gripe
A prevenção continua sendo a principal arma contra a gripe. No entanto, para que ela seja realmente eficaz, é essencial adotar as seguintes práticas:
- Adotar uma dieta rica em vitaminas e minerais;
- Garantir boas noites de sono;
- Se hidratar constantemente;
- Lavar as mãos com frequência;
- Cobrir a boca ao tossir ou espirrar;
- Higienizar superfícies;
- Controlar o estresse;
- Praticar exercícios físicos;
- Manter a vacinação em dia.