Em busca de mais autonomia e da chance de comandar o próprio negócio, um número crescente de pessoas tem deixado o regime CLT para trabalhar como freelancers.
Vale destacar que, além da liberdade de agenda e geográfica, a diversificação de renda e o crescimento escalável também é um forte atrativo para muitos profissionais. E para quem pretende embarcar neste mercado ainda em 2025, estes empregos se mostram como ótimas opções:
Designer gráfico e motion designer
O designer gráfico desenvolve elementos visuais como logotipos, cartazes e layouts, visando uma comunicação eficiente. O motion designer, por sua vez, dá movimento a esses elementos, criando animações que ampliam o alcance e o impacto da mensagem.
Profissionais desta área costumam ser muito requisitados por agências, marcas e produtores de conteúdo, mesmo que de forma autônoma.
Social media e gestor de tráfego
Responsáveis por consolidar a presença digital de empresas e influenciadores, gestores de tráfego e social medias atuam no planejamento de conteúdo e na gestão de anúncios para garantir o engajamento do público.
Além disso, analisam constantemente os dados de desempenho com o objetivo de otimizar resultados e fortalecer a marca no ambiente online.
Redator e copywriter
Ambos produzem textos com foco em engajamento e conversão. Contudo, redatores geralmente são focados em desenvolver conteúdos que informem, entretenham e engajem o público-alvo.
Já os copywriters são especializados em escrever textos persuasivos e envolventes com o objetivo de convencer o público-alvo a realizar uma ação específica.
Desenvolvedor front-end e no-code
Um desenvolvedor front-end é o profissional responsável por criar a interface com a qual os usuários interagem em um site ou aplicativo, garantindo que ela seja atraente, responsiva e de fácil utilização.
Por outro lado, o desenvolvedor no-code faz um trabalho semelhante utilizando interfaces de arrastar e soltar e outras ferramentas visuais.
Produtor e editor de vídeo
A ascensão dos influenciadores digitais e o sucesso dos vídeos curtos nas redes impulsionaram a valorização do trabalho de produtores e editores de vídeo.
Com isso, estes profissionais se tornaram indispensáveis na criação de conteúdos audiovisuais impactantes e estrategicamente pensados para o meio digital.
O que fazer antes de deixar a CLT?
Antes de se desligar do emprego fixo, é essencial construir um plano de transição estruturado, que inclui a organização de financas, montagem de portfólio, especializações e metas realistas.
Já na hora de procurar por vagas de freelancer, existem aplicativos como o Workana, 99Freelas e Fiverr que podem ajudar na busca. Além disso, dependendo do segmento, redes sociais como o LinkedIn e Instagram podem servir como ótimas vitrines.