Clientes da Caixa enfrentaram problemas com transferências via Pix no último domingo (15). Usuários relataram que, após tentativas de envio, os valores foram descontados de suas contas, porém, as quantias não chegaram ao destino nem foram estornadas.
A Caixa indicou que falhas nos aplicativos seriam a causa e afirmou que os serviços foram normalizados, embora relatos persistiram. Na segunda-feira (16), a insatisfação continuou evidente entre os clientes. Relatórios do Downdetector evidenciam um pico de queixas relacionadas à Caixa e ao serviço Pix.
Nas redes sociais, muitos usuários reclamaram que os valores não foram devolvidos, mesmo após contato direto com a Caixa. Além da Caixa, o Banco do Brasil, Itaú, Bradesco e Santander também experimentaram instabilidades semelhantes, embora em escala menor.
Recomendações e resposta da Caixa
Durante instabilidades nos serviços bancários como essas, é recomendado que tentativas de transferências não sejam feitas repetidamente.
O problema recente da Caixa preocupou milhares de brasileiros, especialmente os beneficiários do Bolsa Família, visto que o pagamento do programa começou na última segunda.
A instituição afirmou que o problema está resolvido e possíveis pendências serão normalizadas: “A Caixa informa que, neste domingo (15), houve instabilidade em alguns aplicativos do banco. Os serviços foram restabelecidos e estão operando normalmente. Eventuais pendências de transações serão regularizadas”, disse a instituição.