Em 2025, os gastos com supermercado se tornaram uma das maiores preocupações dos brasileiros, principalmente por conta do impacto no orçamento familiar.
Afinal, a constante alta nos preços dos alimentos, inclusive dos itens mais essenciais, como grãos e hortaliças, vem tornando as compras cada vez mais difíceis para os consumidores.
Contudo, existem algumas dicas que podem ajudar bastante na hora das compras, garantindo que produtos de qualidade serão levados para casa por preços muito mais acessíveis, tais como:
Comprar produtos sazonais
Produzidos e colhidos de acordo com seu ciclo natural, os produtos sazonais costumam ter preços mais acessíveis nas prateleiras dos mercados durante o período de safra.
E vale destacar que, além do valor mais em conta, estes produtos são bem mais resistentes, durando por muito mais tempo mesmo com menos agrotóxicos, e ainda contam com uma concentração maior de nutrientes.
Montar um cardápio semanal
Planejar antecipadamente as compras, sabendo exatamente o que será adquirido, também é uma estratégia eficaz para economizar, pois além de otimizar o orçamento destinando-o ao que é realmente essencial, ainda ajuda a reduzir as aquisições por impulso.
Preferir compras a granel
Embora as embalagens prontas tornem as compras mais práticas, elas nem sempre são a opção mais econômica, podendo chegar a ter preços elevados com frequência.
Inclusive, além da possibilidade de se pagar menos por quilo, garantindo mais economia, adquirir produtos a granel ainda permite escolher alimentos mais saudáveis.
Armazenar e congelar alimentos
Se houver exagero nas compras, uma boa alternativa é congelar frutas e legumes, garantindo maior durabilidade e evitando que os alimentos estraguem antes de serem consumidos.
Ir à feiras no fim do dia
As feiras livres são uma escolha popular para quem busca frutas e legumes mais frescos. Contudo, para economizar, uma ótima dica é realizar as compras no final do expediente, quando os preços tendem a cair.