A relação entre humanos e cães é uma das mais antigas da domesticação, e é considerada uma das mais significativas, levando em conta a facilidade destes animais a se adaptar às necessidades e rotinas de seus donos.
Entretanto, assim como em qualquer relação, um laço de confiança precisa ser criado para que o cachorro realmente se torne “o melhor amigo do homem”, pois caso contrário, a aproximação pode ser extremamente difícil.
Ganhar a confiança de um cachorro não é necessariamente difícil, mas exige tempo, dedicação e paciência. Mas para garantir o sucesso, existem algumas dicas pouco conhecidas que podem auxiliar bastante no processo. São elas:
Tempo
Se até mesmo entre humanos, uma relação precisa de tempo para ser construída, com os cachorros, a situação não é muito diferente, pois os animais precisam se adaptar com sua nova realidade.
Diferente do que se imagina, interações forçadas não são bem-vindas, e podem acabar gerando resultados catastróficos, colocando o progresso em risco.
Contato visual
Por mais companheiros que os cães sejam, suas formas de interagir são muito diferentes. Por isso, é essencial evitar contato visual no começo da construção de confiança com o animal.
Isso porque olhares intensos podem ser encarados como um desafio pelo cachorro, levando-o a reagir de forma defensiva ou até agressiva.
Compreender sinais
Os animais possuem sua própria forma de se comunicar, e cabe aos humanos aprender a decifrar os sinais que, por sua vez, podem indicar os rumos da interação.
Caso o cão se sinta encurralado, por exemplo, ele pode demonstrar isso adotando uma postura encolhida e defensiva, acompanhada de rosnados. Nestas situações, qualquer tentativa de interação pode não apenas provocar um acidente, mas também abalar a confiança dele.
Esforço mental
Passeios não podem ser vistos apenas como uma obrigação, uma vez que eles são essenciais para fortificar a relação com os cães. Afinal, eles auxiliam no gasto de energia e podem prevenir problemas comportamentais.
As brincadeiras também são extremamente importantes por fim semelhantes. Por isso, é essencial que este tipo de interação não seja prorrogado com frequência no dia a dia.
Adestramento
Muitas pessoas acreditam que o adestramento serve apenas para alinhar o comportamento do cão ou fazer com que ele aprenda comandos. Contudo, a ação de um profissional pode ser essencial para a construção de confiança.
Até porque a experiência de um adestrador permite identificar com mais facilidade um cachorro traumatizado e encontrar estratégias eficazes para corrigir o problema.