Apesar da ansiedade fazer parte do nosso sistema e ser biologicamente natural e útil, quando ela está desregulada pode gerar uma série de desconfortos que somente um médico poderá realmente ajudar a controlá-la. Ela se torna um problema quando é excessiva, persistente e começa a interferir significativamente na vida diária e no bem-estar de uma pessoa.
Para algumas pessoas, uma forma de se tranquilizar é comendo, para tentar amenizar o estresse, pois tudo o que comemos afeta, direta ou indiretamente, o funcionamento do cérebro. Embora seja um conforto, quando usamos esses momentos para nos alimentarmos com comidas que não são saudáveis, pode afetar ainda mais a saúde mental e gerar outros problemas físicos. Por isso, ter uma dieta balanceada pode ser fundamental para manter sua ansiedade mais controlada.
Saiba quais alimentos ajudam a equilibrar a ansiedade
Quem sofre de ansiedade crônica ou transtorno de ansiedade generalizada pode receber como recomendação a mudança de hábito alimentar, como auxílio dos sintomas, junto com o acompanhamento psicológico e, em alguns casos, os medicamentos. A alimentação anda lado a lado com o tratamento, pois os nutrientes são precursores de neurotransmissores como a serotonina, conhecida como o “hormônio do bem-estar”. Quando consumimos a quantidade certa de vitaminas e minerais, isso ajudará o seu corpo a ficar regulado.
Por isso, os nutricionistas recomendam diminuir a quantidade de certos alimentos, como no caso de: doces no geral, cafeína, bebida alcoólica, cereais refinados como arroz branco e macarrão branco e até mesmo carnes vermelhas e embutidos, como salame e linguiça.
Para ter uma dieta balanceada, aumenta-se o consumo de frutas e vegetais, principalmente verde-escuros e grãos integrais, assim como gorduras “boas” que são encontradas no azeite de oliva, castanhas, nozes e abacate. Baixo consumo de proteína animal e dê preferência por alimentos frescos, respeitando o ciclo sazonal de crescimento.