Apesar do recente aumento no número de vendas de veículos novos, impulsionado principalmente por ações recentes do governo federal, os carros usados continuam fazendo sucesso entre os condutores.
Afinal, além de fornecer opções de financiamento mais favoráveis e menor custo de aquisição, este mercado tem contado com uma variedade mais ampla de modelos disponíveis, facilitando a busca por opções mais compatíveis.
Inclusive, de acordo com recentes levantamentos feitos pela Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), neste mês de agosto, a Volkswagen voltou a assumir o topo das vendas na categoria de hatchbacks.
Já entre os comerciais leves, a Fiat se manteve na liderança, mesmo tendo sofrido uma queda de 16,9% nas vendas em relação ao mês anterior. Confira o ranking abaixo:
Hatchbacks:
- Volkswagen Gol
- Chevrolet Onix
- Hyundai HB20
Comerciais leves:
- Fiat Strada
- Volkswagen Saveiro
- Toyota Hilux
Vendendo um carro usado: como definir o preço ideal do veículo?
Caso o proprietário queira vender seu veículo, é possível recorrer a diferentes métodos para determinar o preço justo, assegurando um lucro real na negociação. São eles:
- Tabela FIPE: definida pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, a tabela é uma referência amplamente utilizada no mercado para precificar veículos usados, e pode ser acessada através de seu site oficial ou portais de compra e venda;
- Portais de compra e venda: especializados na negociação de veículos, estes sites podem não só oferecer ferramentas de avaliação, como ainda possuem uma ampla variedade de preços para comparação;
- Ferramentas de avaliação: oferecidas por sites especializados, estas ferramentas cruzam dados do mercado com as condições do veículo para fornecer uma estimativa de preço baseada em informações reais de vendas.
Além de facilitarem a venda, essas ferramentas também podem ser usadas na hora da compra, garantindo que o comprador pague um preço justo pelo veículo, e assim tornando-a bem mais proveitosa.