Após a pandemia de Covid–19, o home office se tornou um regime de trabalho fundamental para que as empresas continuassem ativas. Apesar do modelo ter perdido força no mercado, existem diversas empresas que se adaptaram e seguem optando pelo estilo de trabalho, algo que beneficia tanto os líderes, quanto os colaboradores.
Para quem está interessado em ingressar no mercado de trabalho e buscando opções de cursos que possibilite o home office, o caminho para isso é escolher por profissões que geralmente conseguem aplicar o seu desenvolvimento de forma totalmente digital, com grande demanda, permitindo que sejam feitas dentro de casa ou em um espaço destinado para trabalho remoto.
Confira abaixo algumas opções para trabalhar com home office
Tecnologia da Informação (TI)
É uma das áreas que mais abrange opções de trabalho remoto, como profissionais para desenvolver software, como programadores desenvolvedores web (Front-end, Back-end, Full Stack), desenvolvedores de aplicativos. Cursos de linguagens como Python, JavaScript, Java, C#, assim como analistas de sistema, que transformam grandes volumes de dados em insights para tomada de decisões. Cursos de estatística, machine learning e ferramentas como Python (com bibliotecas como Pandas, NumPy), R, SQL e Power BI são essenciais.
Marketing Digital
Para quem é da área de comunicação, essa é uma opção que está totalmente adaptada ao home office, no qual é procurado profissionais para diversas frentes, como SEO (Search Engine Optimization), SEM (Search Engine Marketing), mídias sociais, e-mail marketing, tráfego pago (Google Ads, Meta Ads). Além de produção de conteúdo, como redatores, editores, roteiristas e copywriters criam textos persuasivos para blogs, sites, redes sociais e campanhas.
Nessa área também é possível encontrar social media, que fica responsável por gerenciar a presença de marcas nas redes sociais, algo que está cada vez mais consolidado no mercado nacional.
Design Gráfico e Multimídia
Profissões que exigem criatividade e domínio de softwares específicos também se destacam por permitir o trabalho remoto. Para isso, é possível se profissionalizar em cursos como Design Gráfico, Web Design, Editor de Vídeos ou Motion Graphics.