Ao notar qualquer sinal de umidade ou excesso de cera nos ouvidos, muitas pessoas recorrem aos cotonetes de algodão. Entretanto, por conta de seu alto risco, a prática é totalmente desaconselhada por especialistas.
Isso porque o produto empurra o cerume que reveste a região do canal auditivo que tem contato com o ambiente para a parte mais profunda do canal auditivo, muitas vezes piorando a situação.
Por conta disso, o uso do cotonete pode causar sérios problemas de saúde no ouvido, incluindo infecções e até perda auditiva, devido ao risco de lesões no tímpano.
Para realizar a limpeza corretamente, não é necessário usar instrumentos específicos, pois não se recomenda inserir objetos no ouvido. Uma toalha limpa é suficiente para garantir uma higienização eficaz.
Para isso, basta passá-la suavemente na entrada do canal auditivo, onde o dedo alcança, sem forçar a penetração. Inclusive, ressalta-se que o momento ideal para essa limpeza é após o banho, quando a cera está amolecida.
Usos recomendados do cotonete
Embora não seja recomendado para a limpeza do canal auditivo, o cotonete possui outras utilidades funcionais que justificam seu uso. São elas:
- Higiene externa da orelha: o cotonete pode limpar áreas de difícil acesso das orelhas, como as dobras externas;
- Aplicação de maquiagem: além de ser uma ótima ferramenta para retoques, os cotonetes também podem auxiliar na correção de pequenas falhas;
- Cuidados com bebês: por conta de seu tamanho, cotonetes também podem ajudar na higienização de áreas delicadas dos bebês.
Os cotonetes também são essenciais para uso médico, uma vez que podem ser usados para coletar secreções e amostras, como em exames durante a gravidez ou testes como o de Covid-19.
Além disso, eles ainda servem para aplicar medicamentos em áreas sensíveis ou realizar a limpeza e higienização delicada de partes do corpo, como umbigo, olhos e nariz.