Devido à sua alta qualidade, cortes como a picanha e o filé mignon são amplamente apreciados, mas o preço alto pode afastar parte dos consumidores.
Por sorte, atualmente existem diversas alternativas no mercado, que além de serem igualmente saborosas, ainda conta com valores bem mais acessíveis.
Uma delas é a entranha, um corte retirado da parte interna da costela, próximo ao diafragma do boi, que pode ser uma ótima opção tanto para o churrasco quanto para o consumo diário.
Também conhecida como skirt steak em alguns países, a carne apresenta fibras longas e macias, com uma camada de gordura externa que intensifica o sabor.
Embora seja um corte muito apreciado na Argentina, a entranha ainda é pouco conhecida no Brasil, o que dificulta sua disponibilidade no mercado nacional.
Entranha x fraldinha: diferenca entre os cortes
Por conta de suas fibras longas, a entranha é frequentemente comparada à fraldinha, outro corte acessível que faz muito sucesso no Brasil.
No entanto, a fraldinha está localizada na parte traseira do animal, enquanto a entranha é o diafragma, localizado na região torácica e abdominal.
Além disso, o famoso corte nacional é uma carne magra, com baixa concentração de gordura, diferente do fenômeno argentino, que conforme citado anteriormente, conta com uma camada de gordura externa.
Quanto custa a entranha? Valores do corte no Brasil
Mesmo não sendo tão comum no Brasil, a entranha ainda pode ser encontrada por preços bastante acessíveis, podendo custar cerca de R$ 35 o quilo.
Entretanto, o valor pode variar dependendo da qualidade do boi e do local de compra, uma vez que boutiques de carne e açougues especializados podem oferecer o corte por cerca de R$ 189 o quilo.
Sendo assim, para aproveitar tanto o sabor quanto os preços acessíveis, é importante haver disposição para procurar a entranha nos pontos de venda mais em conta.