Muito além de dar personalidade aos ambientes, as cores podem influenciar diretamente fatores biológicos. Por isso, ao decidir quais predominarão nos ambientes, é essencial saber fazer a escolha certa.
Ainda mais na hora de decorar os quartos, considerando que tratam-se de espaços de descanso. Vale destacar que uma escolha errada de cores pode causar sérios impactos na hora do sono.
Isso porque certos tons podem gerar sensação de desordem, desconforto e até mesmo limitar a percepção de espaço, comprometendo o relaxamento e o descanso.
Portanto, para evitar que isso aconteça, especialistas afirmam que estas 3 cores devem ficar de fora das opções de decoração para os quartos:
Amarelo
Apesar de ser considerada uma cor simpática, relacionada à alegria, otimismo, criatividade e energia, o amarelo pode dificultar o descanso por conta de sua associação com a luz do dia, que é intensificada pelo uso de luz.
No entanto, versões mais suaves e apagadas da cor ainda podem ser utilizadas, uma vez que elas podem refletir a luz de forma mais suave, evitando uma sobrecarga no ambiente.
Roxo vibrante
Mesmo sendo uma escolha belíssima, sendo capaz de trazer personalidade e sofisticação aos ambientes, o roxo vibrante é extremamente energizante, o que pode atrapalhar a hora do sono.
Sendo assim, quem busca cores com tonalidades semelhantes para decorar o quarto, pode optar pelo azul, que é naturalmente calmante, independentemente se for mais claro ou escuro.
Branco gelo
O branco é considerado uma cor neutra e, à primeira vista, parece ser uma escolha clássica e segura. No entanto, existem diferentes tonalidades, e o branco gelo, por exemplo, não é uma das melhores opções para quartos.
Isso porque ela tende a criar uma sensação de frieza e intensidade, que por sua vez, costuma reduzir significativamente o conforto do ambiente, principalmente quando exposta à luz artificial.