Desenvolvido pela Caixa Econômica Federal, o Caixa Tem surgiu em 2020 para servir como uma conta digital para o pagamento do Auxílio Emergencial durante a pandemia de Covid-19. Contudo, com o tempo, ele se tornou a principal plataforma de pagamento de benefícios sociais.
Com isso, valores de programas como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) passaram a ser depositados diretamente na conta do aplicativo, que também oferece serviços como transferências via Pix, consultas de saldo, entre outros.
Todavia, apesar de sua praticidade, que permitiu a inclusão de milhões de brasileiros no sistema financeiro, o aplicativo conta com algumas regras de uso que, caso violadas, podem levar a um bloqueio temporário.
Diversos fatores, como problemas no cadastro ou suspeitas de fraude, podem afetar a conta do Caixa Tem. Mas, felizmente, o processo de desbloqueio é simples e varia conforme cada situação. Confira abaixo:
- Desbloqueio por limite de movimentação: se o limite mensal de movimentações financeiras de R$ 5 mil for ultrapassado, o sistema suspende a conta automaticamente. Mas para desbloqueá-la, basta solicitar um aumento de limite na sessão “Atualize seu cadastro”;
- Desbloqueio por dados desatualizados: apesar de se assemelhar ao processo anterior, neste caso é necessário se atentar a quais informações causaram divergência para atualizá-las corretamente;
- Desbloqueio por dispositivo desconhecido: caso o acesso esteja sendo feito de um novo celular, basta responder perguntas de segurança ou confirmar dados pessoais e, se necessário, enviar documentos para atualização de cadastro.
Se as tentativas anteriores não solucionarem o problema, os usuários podem comparecer a uma agência da Caixa com seus documentos pessoais para que o desbloqueio seja realizado com a assistência de um atendente.
Evite problemas: como prevenir novos bloqueios do Caixa Tem?
A prevenção é a chave para não ter problemas com bloqueios do Caixa Tem. Por isso, é essencial adotar medidas que minimizem riscos e mantenham a conta segura.
- Atualização de dados: checar regularmente se as informações pessoais cadastradas no aplicativo estão corretas;
- Respeitar o limite de movimentações: para transações acima de R$ 5 mil mensais, atualizar a conta para a versão com limite ampliado;
- Centralizar o acesso: acessar a conta do Caixa Tem através de apenas um dispositivo fixo, alterando-o apenas em caso de troca de aparelho;
- Fortificar senhas: criar senhas fáceis de lembrar, mas difíceis de serem decifradas.