Na expectativa de conseguir melhores preços, principalmente ao evitar taxas de importação e frete, muitos brasileiros preferem viajar para outros países para realizar suas compras.
Nestes casos, o Paraguai surge como um dos principais destinos, tanto pela proximidade geográfica quanto pelos preços atrativos em itens como maquiagem, roupas e dispositivos eletrônicos.
Entretanto, nos últimos anos, outro país sul-americano passou a atrair a atenção dos brasileiros, já que, além das vantagens mencionadas, consegue oferecer mercadorias de melhor qualidade e com mais segurança na hora da compra.
Trata-se do Uruguai, cujos free shops em cidades fronteiriças como Rivera e Chuy têm oferecido uma grande variedade de produtos a preços competitivos e com diversas vantagens para turistas.
Visando unir o útil ao agradável, muitos consumidores e revendedores brasileiros passaram a alterar seus destinos para garantirem uma experiência de compra internacional bem mais agradável.
Qualidade
Por conta do fato de serem comercializadas em free shop, as mercadorias oferecidas pelo Uruguai são majoritariamente originais, e seguem rigorosas normas de importação e venda. Além disso, os produtos ainda possuem nota fiscal e garantia para tranquilizar os consumidores.
Variedade
A diversidade de produtos nos free shops é notável, sendo possível encontrar desde itens de uso pessoal, como roupas, bebidas e perfumes, até eletrônicos de maior porte, incluindo caixas de som e aparelhos de ar-condicionado.
Tax Free
Além de muitas mercadorias serem vendidas com isenção de impostos, turistas que compram em lojas aderentes ao programa Global Blue podem solicitar o reembolso do IVA (Imposto sobre Valor Agregado) para compras acima de 600 pesos uruguaios, especialmente em produtos como roupas e artesanato.
Reembolso de IVA no cartão
Pagando com cartão de crédito, brasileiros podem receber parte do IVA de volta em lojas, restaurantes e hotéis cadastrados, recebendo assim uma vantagem extra na hora das compras.
Estrutura turística e custo-benefício
Com o aumento do fluxo de compradores internacionais, o Uruguai passou a investir em infraestrutura turística, oferecendo hotéis de qualidade, restaurantes e pacotes de excursão voltados especialmente para os consumidores brasileiros.