Às vezes, o silêncio pode ser reconfortante. Mas, quando se torna absoluto, a experiência pode ser profundamente inquietante, e até mesmo assustadora.
E de acordo com o Guinness World Records, há um local em Minneapolis, nos Estados Unidos, que é oficialmente reconhecido como o mais silencioso da Terra.
Instalada nos Laboratórios Orfield, a câmara de teste anecoica possui um isolamento acústico tão eficiente que é capaz de eliminar sons a ponto de atingir níveis negativos de ruído, chegando a impressionantes -24,9 decibéis.
Isso acontece pois, além de contar com cunhas de fibra de vidro que cobrem todo o interior da sala que quebram e abafam quaisquer ondas sonoras que se manifestem no local, a sala ainda é revestida por camadas espessas de tijolo e aço para isolar o som.
Há ainda um sistema de molas que serve para impedir ruídos externos, garantindo assim que nada influencie o silêncio absoluto do local.
Para que serve a sala onde o silêncio é absoluto?
Vale destacar que, apesar de ser a atual recordista, a câmara anecoica de Minneapolis não é a única. Afinal, a sede da Microsoft em Redmond, Washington também conta com uma sala semelhante.
Afinal, além de servirem para auxiliar estudos científicos e fisiológicos, elas também são amplamente utilizadas em testes de precisão acústica por indústrias de tecnologia, automotiva e eletroeletrônicos.
Astronautas também costumam frequentar espaços como estes durante seus treinamentos, uma vez que precisam estar preparados para lidar com o silêncio do espaço.
Silêncio absoluto pode fazer mal
Ainda que sutis, os sons fazem parte do cotidiano humano, a ponto de estarem presentes até mesmo durante o sono. Logo, o silêncio absoluto pode causar bastante desconforto.
Segundo o designer Steven J. Orfield, responsável pela criação da sala, nenhum indivíduo consegue permanecer no local por mais de 45 minutos, mesmo em repouso absoluto.
Isso acontece pois a ausência de som pode desequilibrar completamente os sentidos. Além disso, especialistas afirmam que algumas pessoas podem ter alucinações.