Muitas cidades se destacam pela grande quantidade de habitantes, mas há também aquelas que chamam atenção justamente pelo oposto: sua população extremamente reduzida.
Uma delas é Serra da Saudade, localizada no interior de Minas Gerais, na região Sudeste do Brasil. Mesmo contando com uma área de pouco mais de 335 mil quilômetros quadrados, a cidade tem apenas 831 habitantes.
Além disso, ela é dividida em apenas dois bairros, sendo eles o Centro e São Geraldo, e a rodovia MG-235 é a única que passa pela zona urbana de Serra da Saudade.
Por conta de sua pequena população, é muito comum ver moradores que não tem vizinhos imediatos pela região. Inclusive, uma única família já equivale a cerca de 5% da população.
Como é viver em Serra da Saudade: infraestrutura da cidade mineira
Situada a cerca de 250 quilômetros de Belo Horizonte, a capital mineira, Serra da Saudade oferece uma infraestrutura simples, mas que atende as necessidades de seus poucos habitantes.
Na cidade, há apenas dois supermercados, uma loja de roupas, uma padaria, uma casa lotérica, sete bares e apenas um posto de saúde, o que obriga os moradores a se deslocarem para cidades vizinhas em busca de atendimento médico especializado.
Ainda assim, fatores como a tranquilidade do dia a dia e a sensação de segurança fazem com que muitos moradores prefiram permanecer no local.
Curiosidades sobre Serra da Saudade
- A cidade oferece Wi-Fi gratuito e liberado em toda região central, principalmente nos arredores de sua praça;
- O último homicídio no local ocorreu há mais de 50 anos;
- Não existem postos de combustíveis e nem farmácias em Serra da Saudade. Portanto, moradores aproveitam idas até as cidades vizinhas para abastecer e comprar remédios;
- Secretários de áreas como Educação, Cultura e Saúde estão há quase 20 anos no comando das pastas. Já o prefeito, Alaor Machado, cumpre atualmente seu quinto mandato;
- Até o ano passado, a cidade contava com 833 habitantes. Contudo, em julho do ano passado, foram registrados três óbitos e um nascimento em Serra da Saudade.