Com um mundo cada vez mais populoso, parece irreal pensar que existem cidades com praticamente ninguém, como no caso de uma aldeia portuguesa que fica a 800 metros de altitude e possui apenas um habitante, entre as três ruas que pavimentam o local. Por ser a única pessoa presente, ele é responsável por manter viva a memória das tradições serranas num cenário marcado pela tranquilidade.
Apesar de não ser algo incomum em Portugal, pois é um país que abriga várias aldeias ‘perdidas’ em seu território, essa em específico chama a atenção por ter logo na entrada uma placa dizendo: “aqui a simpatia é tão contagiante como serena é a paisagem”. Intitulada de Aigra Nova, o local faz parte do ciclo das aldeias de xisto do concelho de Góis, onde os moradores ficam responsáveis por manter as tradições serranas vivas. Ao adentrar na pequena vila, o lugar possui três ruas estreitas que são preenchidas por casas construídas com o material que dá nome à rede.
Detalhes sobre as aldeias de Aigra Nova e como o local desperta curiosidade de turistas
A aldeia é caracterizada pelas suas construções em xisto, típicas das Aldeias do Xisto, com uma malha urbana simples e ruas estreitas. Para quem está procurando um local tranquilo para visitar em Portugal, saiba que a região se beneficia de um clima ameno e da proximidade de uma nascente, o que favorece a agricultura e a existência de vastos pastos. É comum encontrar hortas, gado e burros nas regiões mais habitadas.
Outro detalhe interessante sobre essas aldeias, é que sobre a simpatia dos moradores, que geralmente recebem os turistas de bom grado, enquanto todos possam desfrutar da serenidade da paisagem, que é uma marca registrada em Aigra Nova.