O mês de maio está chegando ao fim, e com isso, falta pouco para que os pagamentos do programa Bolsa Família referentes ao atual mês sejam finalizados.
Por conta disso, beneficiários já estão em busca do calendário de junho, na intenção se programar para receber os pagamentos do próximo mês.
De acordo com o cronograma oficial do governo federal, a previsão é que o envio dos valores se inicie no dia 16 de junho, e a distribuição continuará sendo escalonada, com base no Número de Identificação Social (NIS) dos beneficiários.
Sendo assim, os pagamentos de junho do Bolsa Família serão realizados nas seguintes datas:
- Final do NIS 1: 16 de junho
- Final do NIS 2: 17 de junho
- Final do NIS 3: 18 de junho
- Final do NIS 4: 19 de junho
- Final do NIS 5: 20 de junho
- Final do NIS 6: 23 de junho
- Final do NIS 7: 24 de junho
- Final do NIS 8: 25 de junho
- Final do NIS 9: 26 de junho
- Final do NIS 0: 27 de junho
O pagamento previsto continua sendo de R$ 600 por família, mas pode ter acréscimos para beneficiários que participem de outros programas sociais.
Benefício extra do Bolsa Família chega ao fim em junho
Após dois anos de transição e com a atualização cadastral de grande parte dos beneficiários já realizada, o governo federal decidiu encerrar o benefício extraordinário de transição (BET).
O valor complementar, que foi instituído para compensar perdas geradas na migração do Auxílio Brasil para o atual modelo e era pago junto do Bolsa Família, chegará ao fim a partir deste mês de junho, e deve afetar cerca de 166 mil famílias.
O encerramento do pagamento extra também faz parte de uma estratégia de otimização de gastos públicos do governo. Contudo, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social informou que seguirá monitorando o impacto do fim do benefício.