Nos dias 9 e 16 de novembro, será realizada mais uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que serve como porta de entrada para que muitos estudantes tenham acesso ao ensino superior.
Por isso, muitos candidatos têm buscado estratégias para alcançar as melhores notas e, assim, garantir uma vaga no curso que tanto almejam.
E vale destacar que, apesar de não substituir educadores, o ChatGPT pode ser um recurso valioso na preparação para a prova, especialmente por conta destas 10 utilidades:
Montar de cronograma de estudos
Um cronograma eficiente é essencial para organizar uma rotina de estudos disciplinada. E o ChatGPT pode ajudar com a estrutura, equilibrando o tempo de cada disciplina e de descanso.
Para isso, basta utilizar um prompt descrevendo as matérias que serão estudadas, e o período de estudo, lembrando de informar sobre as pausas e momentos de revisão.
Ajudar a manter o foco nos estudos
Encarar longas horas de estudo pode ser um grande desafio para muitas pessoas, mas o ChatGPT pode ajudar fornecendo algumas técnicas efetivas de concentração.
Ao solicitar dicas, a ferramenta indica exercícios de respiração e apresenta diversas estratégias que ajudam a manter a mente ativa.
Apresentar temas que mais podem cair em cada matéria
Embora o nome sugira uma avaliação completa do ensino médio, nem todos os conteúdos estudados ao longo dos três anos aparecem no ENEM.
Portanto, para afunilar os estudos, o ChatGPT pode ajudar listando os principais conteúdos que mais caem em cada matéria na avaliação.
Desvendar possíveis temas de redação
O conhecimento sobre o tema é o segredo para garantir ótimos resultados na redação. Para isso, é possível solicitar que o ChatGPT liste os principais temas que podem ser explorados.
Além de uma lista de sugestões, também é possível solicitar que a ferramenta ofereça links de sites confiáveis e sugestões de videoaulas sobre cada um dos assuntos.
Corrigir redações com feedback detalhado
Para assegurar que a redação realmente pode render uma ótima nota, é possível solicitar que o ChatGPT corrija textos, indicando quais pontos precisam ser melhorados para garantir um ótimo desempenho.
E vale destacar que, além de realizar uma análise gramatical, a IA ainda pode avaliar a veracidade de tudo o que foi apresentado no texto.
Oferecer técnicas de otimização de tempo
No ENEM, saber administrar o tempo é tão importante quanto saber as respostas de cada questão. E existe um prompt no ChatGPT que pode ajudar com isso.
Solicitando as melhores estratégias para responder as questões rapidamente, considerando diferentes níveis de dificuldade, a plataforma sugere até mesmo dicas específicas para cada área.
Listar atualidades comentadas que podem cair na prova
Além do conhecimento técnico, a prova ainda cobra temas atuais do cenário nacional e internacional. E com a ajuda da ferramenta da OpenAI, isso se torna extremamente fácil.
O ChatGPT pode não só listar temas importantes, como ainda explicar sua relevância e indicar fontes confiáveis para se aprofundar sobre cada assunto.
Desenvolver simulados personalizados
Para muitas pessoas, os simulados são uma ferramenta de estudo mais eficaz do que métodos tradicionais. E é possível pedir para que o ChatGPT gere diversos deles.
A ferramenta também consegue corrigir e explicar os erros para que a fixação do conteúdo seja muito mais efetiva.
Apresentar questões comentadas
Outro método bastante efetivo de estudo inclui a análise de questões comentadas, explorando a lógica e o raciocínio por trás das respostas.
No caso de questões de exatas, o ChatGPT pode inclusive mostrar o passo a passo dos cálculos, facilitando ainda mais o entendimento das respostas.
Oferecer técnicas para melhorar a interpretação de texto
Nas provas de Linguagens e Ciências Humanas, a boa interpretação de texto é fundamental para identificar armadilhas e responder com mais segurança.
E vale destacar que, nestas disciplinas, muitas pessoas acabam errando justamente por não compreender o que o enunciado realmente pede. Mas o ChatGPT pode auxiliar na resolução deste problema.