Obtido a partir do soro do leite, rico em proteínas de alta qualidade e aminoácidos essenciais para o corpo, o whey protein é amplamente consumido por quem pratica atividades físicas regularmente.
Afinal, o suplemento é conhecido por auxiliar no ganho de massa muscular, recuperação pós-treino e, em alguns casos, até mesmo na perda de peso.
Vale destacar que o whey pode ser consumido de diversas formas, embora a maneira mais comum seja diluí-lo em água ou leite. E esta escolha é mais importante do que parece, pois de acordo com especialistas, a forma de consumir o suplemento pode interferir diretamente nos resultados esperados, uma vez que podem haver impactos no valor calórico.
Mas para encerrar esta dúvida, a nutricionista Rejane Souza concedeu uma entrevista ao portal Metrópoles, na qual esclareceu que tomar o whey com água é a forma mais prática, leve e rápida de absorver proteínas sem o risco de ganhar peso no processo.
Em contrapartida, quem busca ganhar massa muscular, deve misturar o suplemento com leite, visando acrescentar calorias extras e mais proteína na bebida.
Qual é o melhor tipo de whey protein?
Atualmente, existem três tipos principais de whey protein disponíveis no mercado, e cada um passa por processos de produção distintos que influenciam diretamente a quantidade de proteínas, gorduras e carboidratos presentes. Mas, para saber qual é o mais indicado para incluir nos treinos, é importante entender as características de cada um:
- Whey protein concentrado
Contando com uma boa concentração de proteína (geralmente entre 70% a 80%), o whey concentrado é a forma mais comum do suplemento, e serve tanto para iniciantes quanto para quem busca um produto com bom custo-benefício.
- Whey protein isolado
Por conta de sua alta concentração de proteína (geralmente acima de 90%) e baixo teor de carboidratos, gorduras e lactose, o whey isolado é ideal para quem busca maximizar o ganho de massa magra e reduzir a ingestão de gorduras. Além disso, o suplemento também é uma ótima opção para pessoas com intolerância à lactose.
- Whey protein hidrolisado
Conforme descrito em seu nome, o whey hidrolisado passa por um processo de hidrólise, onde as proteínas são quebradas em partículas menores, possibilitando que o suplemento seja absorvido mais rapidamente. Ele é ideal para quem busca uma recuperação muscular rápida após treinos intensos.