Por conta de sua crise financeira, a situação dos Correios está cada vez mais delicada, resultando em diversas ameaças de greves e paralisações de funcionários e transportadoras.
E embora o comando da estatal afirme que as operações estejam em plena atividade, muitas pessoas já estão sendo impactadas com atrasos nas entregas.
Além disso, em algumas cidades do Brasil, moradores estão sendo obrigados a buscar as correspondências presencialmente, gerando ainda mais transtornos.
Mas vale lembrar que é possível não só abrir uma reclamação nestes casos, como também existe a possibilidade de haver um ressarcimento pelo ocorrido. Saiba como proceder abaixo:
Como abrir uma reclamação de entrega atrasada nos Correios?
O procedimento pode ser efetuado via telefone, através do número 0800 725 0100, sendo necessário informar a documentação solicitada e as informações do pacote.
Contudo, também é possível abrir uma reclamação através do site dos Correios, na opção “Fale Conosco”. Depois de acessar a aba, basta seguir o seguinte procedimento:
- Na página “Reclamação”, selecione a opção “Entrega Domiciliar”;
- Faça login no site ou crie uma nova conta;
- Selecione o motivo da reclamação;
- Preencha as informações requisitadas. Quanto mais detalhes forem fornecidos, mais ágil será o atendimento;
- Leia e aceite os termos de uso, marque o captcha e clique em enviar.
Durante o processo, será necessário confirmar se existe ou não um contrato com os Correios por parte do reclamante, pois isso pode alterar as informações requisitadas.
Como receber uma indenização dos Correios no caso de atraso?
Quando o atraso na entrega de uma remessa acontece por conta de uma falha dos Correios, a situação é cabível de indenização. Para isso, é importante preencher o formulário com todos os detalhes e documentos necessários, como a nota fiscal ou comprovante de compra.
Contudo, o caso precisa ser analizado com cautela, principalmente porque o valor pode variar de acordo com o tempo de atraso e o tipo de serviço contratado.