Embora muitas vezes seja deixado de lado na faxina, o ralo da pia da cozinha deve ser limpo regularmente, já que o acúmulo de resíduos em seu interior favorece o mau cheiro e a proliferação de bactérias.
Além disso, muitos destes resíduos, como restos de alimentos, gordura, óleo e até mesmo pelos e cabelos podem causar entupimentos, resultando em situações catastróficas.
Inclusive, muitas pessoas só observam a necessidade de fazer uma limpeza nos ralos quando surgem problemas nessas tubulações, o que torna a resolução ainda mais trabalhosa.
Sendo assim, para evitar dores de cabeça, confira algumas dicas práticas que podem ajudar a prevenir entupimentos e garantir o bom funcionamento dos ralos:
Retirada de resíduos e água morna
A melhor forma de evitar problemas com o ralo da pia da cozinha é mantê-la limpa com frequência, sempre lembrando de remover os resíduos após lavar as louças.
Para isso, é possível contar com a ajuda de protetores que permitem apenas a passagem de água, e facilitam na hora de retirar os restos de alimentos.
Além disso, também é recomendável despejar água morna semanalmente no ralo da cozinha para dissolver gorduras e outros resíduos que podem grudar nas paredes da tubulação da pia.
Soluções naturais
Para garantir uma limpeza mais eficiente, não é necessário utilizar químicos pesados, uma vez que existem soluções caseiras e não tóxicas que podem ajudar no processo, tais como:
- Bicarbonato de sódio e vinagre: misturar meia xícara de cada ingrediente, despejar o resultado no ralo e, após 30 minutos, enxaguar com água morna;
- Água quente, sal e bicarbonato: misturar uma xícara de café de sal e outra de bicarbonato em um litro de água. Depois, basta despejar a mistura no ralo e deixar agir.
Desentupidores
Desentupidores são ótimos aliados na hora de manter os ralos limpos, principalmente quando a pia já está apresentando sinais de entupimento. No entanto, é importante lembrar de utilizar os equipamentos da forma correta.
Sifão
Quando descem pelo ralo, os resíduos podem acabar causando o entupimento do sifão, que é a peça que que impede que o gás do esgoto retorne. Logo, também é importante lembrar de limpá-lo com frequência.
Para isso, basta removê-lo da forma correta, lembrando de manter um balde embaixo da pia para conter a água acumulada. Com isso, um arame dotado com uma bucha na ponta pode ajudar a retirar a sujeira acumulada.
Evitar maus hábitos
Em muitos casos, a dificuldade em manter os ralos limpos vem de hábitos prejudiciais que passam despercebidos no dia a dia. Contudo, pequenas mudanças podem corrigi-los, tais como:
- Não despejar gordura diretamente na pia, optando por armazená-la em um recipiente para realizar o descarte em local correto;
- Utilizar protetores de ralo eficientes;
- Evitar produtos químicos em excesso, uma vez que muitos podem agravar o problema causando a corrosão da tubulação;
- Fazer revisões visuais periodicamente para identificar problemas com antecedência.