Embora não seja algo raro lidar com pessoas que usam manipulação para controlar situações ao longo da vida, infelizmente nem sempre é fácil identificá-las.
Afinal, mentirosos e manipuladores frequentemente adotam diversas “máscaras” para ocultar suas reais intenções, sendo revelados somente após prejudicarem os outros.
No entanto, de acordo com especialistas, existem alguns padrões claros na forma como este tipo de pessoa age, tornando mais fácil de identificá-las antes que o pior aconteça.
Vale ressaltar que relações desse tipo são altamente prejudiciais e podem provocar danos irreparáveis. Logo, identificar os sinais de manipulação é fundamental para prevenir seus efeitos.
Desta forma, para lidar com a situação de forma assertiva, confira 5 dicas que ajudam a expor manipuladores, revelando seus métodos de atuação:
Falas contraditórias
Apesar de mentirosos fazerem o possível para sustentar seus discursos até o fim, suas justificativas podem mudar de acordo com a conveniência, sendo este um dos sinais mais claros de sua presença.
Pressão emocional
A grande maioria dos seres humanos é naturalmente emocional, e pessoas manipuladoras não pensam duas vezes antes de utilizar os sentimentos alheios para conseguir o que desejam, utilizando armas como culpa e chantagem.
Fuga de responsabilidade
Mentirosos e manipuladores fazem de tudo para se desvencilhar de problemas, incluindo os que eles mesmos causaram. Por isso, eles raramente admitem erros e preferem culpar os outros.
Oscilação entre elogios fervorosos e críticas sutis
Quem manipula costuma elogiar e criticar de forma equilibrada: elogia para ganhar confiança, mas critica para não ser deixado para trás, e sempre justificando suas ações como uma forma de ajudar na evolução do outro.
Táticas de isolamento
Uma “vítima” isolada é perfeita para um mentiroso, já que sua opinião tende a prevalecer sobre as demais, tornando essa pessoa mais suscetível à manipulação. Logo, é muito comum vê-lo tentando afastar pessoas de amigos e família.