Mais do que credenciais de acesso, os dados da conta gov.br precisam ser interpretados como chaves que garantem acesso a informações extremamente valiosas.
Afinal, estes dados também podem ser utilizados para acessar serviços como a carteira nacional de habilitação digital, a carteira de trabalho digital, o serviço de Valores a Receber do Banco Central, o Meu INSS, entre muitos outros.
Em mãos erradas, estes acessos podem acarretar em graves prejuízos. E por conta disso, é ideal saber como proteger a conta gov.br da ação de golpistas.
Sendo assim, confira as principais ferramentas de proteção disponíveis para garantir a segurança do acesso virtual aos serviços, evitando fraudes de cadastro.
Elevação de nível da conta
Contas gov.br são classificadas em três níveis: Bronze, Prata e Ouro. Contudo, somente as duas últimas fornecem uma proteção extra aos dados do usuário.
Como alcançar o nível Prata:
- Realizar a autenticação facial pelo aplicativo gov.br, baseando-se na foto da Carteira de Habilitação (CNH);
- Confirmação de dados bancários via internet banking de um banco credenciado;
- Validação dos dados com usuário e senha do SIGEPE, no caso de servidores públicos.
Como alcançar o nível Ouro:
- Reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br cruzando dados da Justiça Eleitoral;
- Escaneamento do QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN);
- Validação dos dados com Certificado Digital de pessoa física da ICP-Brasil.
Verificação em duas etapas (2FA)
Acessando a seção de “segurança da conta” do aplicativo gov.br, basta localizar a opção de “verificação em duas etapas” e ativá-la. Com isso, em todo site ou app que houver a possibilidade de acessar com a conta gov.br, também será necessário informar o código de verificação.
Mas vale destacar que o código só pode ser gerado pelo aplicativo gov.br do titular, e além de ser gerado aleatoriamente, ele muda após um determinado tempo.
Gestão de dispositivos
Também disponível na seção de “segurança da conta” do aplicativo gov.br, esta funcionalidade permite que o usuário gerencie quais dispositivos poderão ter acesso à sua conta.
Dispositivos marcados como “confiáveis” não precisarão fornecer o código de verificação para utilizar as credenciais gov.br. Por outro lado, celulares, tablets ou computadores não reconhecidos podem ser removidos, perdendo o acesso facilitado.