Apesar de ser mais comum em idosos e pessoas na meia-idade, a artrite pode afetar pessoas de diferentes idades, causando dores nas articulações que dificultam os movimentos, reduzem a independência e comprometem o bem-estar no dia a dia.
Em casos como estes, é fundamental procurar ajuda médica para dar início ao tratamento adequado. No entanto, existe uma alternativa que pode reforçar o combate ao problema, mas muitas vezes, acaba sendo ignorada, principalmente por conta do medo ou falta de conhecimento.
Afinal, ao começar a lidar com dores nas articulações, muitas pessoas passam a limitar mais seus movimentos, temendo que isso possa agravar o problema. Porém, na realidade, exercícios físicos também fazem parte da solução.
Logicamente, certas atividades podem se tornar mais desafiadoras por conta da dor. Sendo assim, é ideal optar por modalidades de baixo impacto, que promovam o fortalecimento muscular sem gerar sobrecarga nas articulações. Alguns exemplos incluem:
- Natação;
- Hidroginástica
- Caminhada em terreno plano;
- Pilates;
- Ciclismo.
Mas para saber quais atividades serão realmente sadias, é ideal buscar orientações com fisioterapeutas ou educadores físicos, que podem elaborar um plano de exercícios seguro e eficiente, assegurando que o movimento beneficie, em vez de prejudicar, as articulações.
Como proteger as articulações: formas de prevenir a artrite
Tratamentos médicos e exercícios são fundamentais no combate à artrite. Contudo, vale lembrar que existem métodos complementares que podem ajudar a prevenir a progressão da doença.
Apesar de parecerem simples, estas pequenas mudanças podem fazer toda a diferença no dia a dia, auxiliando na recuperação dos movimentos, alívio de dores e garantia de mais qualidade de vida. São elas:
- Manter um peso saudável, visando evitar a pressão nas articulações;
- Adotar uma alimentação anti-inflamatória, priorizando frutas, vegetais e peixes no cardápio;
- Evitar a constância de movimentos repetitivos, praticando alongamentos para estimular a circulação;
- Se atentar à postura;
- Manter-se ativo, mas sem excessos;
- Evitar lesões;
- Utilizar calçados confortáveis e com bom amortecimento;
- Não ignorar a dor.