Seja por conta de sua associação com momentos sociais ou até mesmo questões culturais, a cerveja é uma das bebidas alcoólicas mais apreciadas no mundo, e o Brasil está entre os maiores consumidores.
Vale lembrar que, embora os primeiros registros da bebida no país datem do século XVII, marcando a presença dos holandeses no território, a paixão pelo consumo da cerveja só se popularizou quase 300 anos depois, quando produções caseiras finalmente começaram a fazer sucesso.
Ao longo do ano de 1800, as primeiras cervejarias começaram a abrir as portas no Brasil, dando origem a diversas versões da bebida, que passou a ser apreciada em inúmeros contextos.
É importante ressaltar que, apesar da origem estrangeira da cerveja, não é preciso deixar o país para se aprofundar em sua história e viver experiências incríveis com a bebida, uma vez que estas 6 cidades brasileiras são perfeitas para o turismo cervejeiro:
Blumenau (SC)
Além de sediar a maior Oktoberfest depois da Alemanha, Blumenau, que recebeu o título oficial de Capital Nacional da Cerveja, conta com atrações como a Rota da Cerveja, que inclui tours em cervejarias e degustações, o Museu da Cerveja, que conta a história da bebida em exposições e diversas fábricas que permitem visitação.
Curitiba (PR)
Desde 2017, a capital do Paraná passou a ser conhecida como a Capital da Cerveja Artesanal, uma vez que abriga um grande polo de microcervejarias premiadas que, além da visitação, oferecem espaços para degustação.
Campos do Jordão (SP)
Conhecida como a “Suíça Brasileira”, Campos do Jordão é uma cidade repleta de opções gastronômicas, mas não falta espaço para a cerveja. Inclusive, marcas famosas como a Baden Baden são tradicionais no local.
Petrópolis (RJ)
Localizada na região serrana do Rio de Janeiro, Petrópolis é conhecida não só por ser a “cidade imperial”, tendo uma profunda conexão com Dom Pedro II e outras figuras históricas, mas também é o lar da primeira cervejaria do Brasil (Bohemia), além de contar com diversos passeios e eventos dedicados à bebida.
Belo Horizonte (MG)
Apesar de ser conhecida como a Capital dos Botecos, Belo Horizonte também vem sendo chamada de “Bélgica Brasileira” por conta do crescente aumento na produção artesanal de cerveja, oferecendo opções amplas para apreciadores.
Salvador (BA)
A “Capital da Alegria” se tornou um verdadeiro destaque da região Nordeste quando o assunto é cerveja, uma vez que já existe uma grande quantidade de fábricas por todo o território, além de bares dedicados a divulgar produtos locais.