Devido às suas múltiplas funcionalidades, os celulares estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas, sendo assim expostos a uma ampla variedade de ambientes.
Logo, estes aparelhos apresentam elevado potencial para acumular germes e bactérias que podem transmitir doenças para os usuários, e por isso devem ser higienizados com uma certa frequência.
No entanto, vale lembrar que um celular é constituído por diversos componentes eletrônicos delicados, que exigem cuidados para garantir seu funcionamento adequado. Desta forma, também é preciso saber como limpá-lo corretamente.
Desde a escolha dos produtos adequados até a forma mais eficaz de higienização, a abordagem de limpeza mais adequada para estes aparelhos é organizada da seguinte forma:
Evitar substâncias abrasivas
Existem produtos que, apesar de serem efetivos em outros tipos de limpeza, podem prejudicar a estrutura do celular. Alguns deles são:
- Álcool em alta concentração (70% ou gel);
- Água sanitária e cloro;
- Produtos de limpeza de cozinha (detergentes, sabão em pó, entre outros);
- Produtos com solventes (acetona, removedores, entre outros).
Ao invés disso, recomenda-se utilizar álcool isopropílico, cuja baixa concentração de água e fácil evaporação tornam a limpeza mais segura, ou ainda produtos específicos para limpeza de telas.
Desligar o celular antes de limpar
Para facilitar ainda mais a limpeza e minimizar o risco de danos, é recomendável que o celular esteja totalmente desligado durante o processo.
Vale lembrar que, se a umidade do pano ou os líquidos usados na limpeza entrarem em contato com as partes energizadas do aparelho, há risco de curto-circuito e até de choque elétrico.
Evitar o contato direto com líquidos
Nenhum líquido deve ser borrifado diretamente no celular durante a higienização, e também não é recomendado submergir o aparelho em qualquer solução de limpeza.
Para garantir uma limpeza adequada, basta borrifar o produto utilizado em um pano de microfibra macio, que por sua vez deve ser passado de forma suave pelo aparelho, evitando o contato direto com aberturas.