Apesar dos pagamentos de junho do Benefício de Prestação Continuada (BPC) ainda não terem iniciado, milhares de brasileiros podem acabar tendo seu cadastro bloqueado a partir deste mês.
Isso acontece porque muitos beneficiários ainda não realizaram o novo processo de revisão obrigatória do BPC, que agora ocorre a cada dois anos.
A decisão foi implementada no ano passado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e notificações foram enviadas para diversos beneficiários através do aplicativo Meu INSS, mensagens de texto (SMS) e correspondências.
A revisão tem o objetivo de verificar se o beneficiário ainda cumpre os requisitos legais, e o prazo para regularizar a situação é de 30 dias corridos após a notificação, sem aviso adicional.
Neste caso, é essencial verificar se a notificação já foi enviada. Confirmando a informação, basta seguir o passo a passo abaixo para regularizar a situação:
- Atualizar informações
Acesse o aplicativo ou site Meu INSS utilizando as credenciais do portal Gov.br (CPF e senha). Busque pela aba “Agendamentos/Solicitações” e, posteriormente, selecione a opção “Atualização de Dados BPC“. Com isso, basta encaminhar os documentos digitalizados.
- Documentos necessários
Para atualizar os dados do BPC, é necessário encaminhar o comprovante de renda (holerites, extratos bancários, etc.), comprovante de residência e documentos pessoais (RG e CPF), além do laudo médico, para casos de beneficiários com deficiência.
- CadÚnico
Manter o Cadastro Único (CadÚnico) atualizado também é essencial para evitar a suspensão do BPC. Neste caso, é necessário levar todos os documentos pessoais e comprovantes de renda e residência até o CRAS mais próximo, se for preciso atualizar alguma informação.
Como reverter o bloqueio do BPC?
Se o cadastro for suspenso por falta de resposta à convocação, o beneficiário ainda consegue reativá-lo, desde que a regularização seja feita em até 60 dias após a suspensão.
Contudo, caso este prazo também seja perdido, será necessário fazer uma nova solicitação do BPC, como se fosse o primeiro pedido, o que pode levar a alterações na documentação.