Neste mês de agosto, beneficiários do programa Bolsa Família e outros projetos de bem-estar social serão agraciados com um reforço extra no pagamento mensal.
Isso porque, a partir deste mês, será depositada mais uma parcela do Auxílio Gás, um benefício bimestral que ajuda famílias de baixa renda a comprar um botijão de gás sem comprometer seu orçamento central.
Fixado atualmente em R$ 108, valor é definido com base na média nacional calculada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), e corresponde ao valor médio de um botijão de gás de 13 quilos.
Assim como outros benefícios, o Auxílio Gás será pago de forma escalonada, baseando-se no número final do Número de Identificação Social (NIS) dos cidadãos. Com isso, o calendário de agosto foi organizado da seguinte forma:
- NIS final 1: 18 de agosto (segunda-feira);
- NIS final 2: 19 de agosto (terça-feira);
- NIS final 3: 20 de agosto (quarta-feira);
- NIS final 4: 21 de agosto (quinta-feira);
- NIS final 5: 22 de agosto (sexta-feira);
- NIS final 6: 25 de agosto (segunda-feira);
- NIS final 7: 26 de agosto (terça-feira);
- NIS final 8: 27 de agosto (quarta-feira);
- NIS final 9: 28 de agosto (quinta-feira);
- NIS final 0: 29 de agosto (sexta-feira).
Como consultar o Auxílio Gás?
A partir desta terça-feira (5), os beneficiários poderão conferir se foram selecionados para receber o Auxílio Gás. Para isso, basta consultar os seguintes canais (via Seu Crédito Digital):
- Aplicativo Bolsa Família;
- Aplicativo Caixa Tem;
- Central 111 da Caixa;
- Central 121 do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS);
- Portal do Cidadão da Caixa.
Confirmando que o benefício já está disponível, será possível fazer a movimentação do valor. E vale lembrar que ele não é cumulativo como o Bolsa Família. Desta forma, caso o Auxílio não seja utilizado em até 120 dias, ele retorna para os cofres públicos.
Próximas datas de pagamento do Auxílio Gás
Conforme mencionado anteriormente, o pagamento do Auxílio Gás é feito a cada dois meses. Portanto, estas são as próximas datas previstas para o depósito do benefício:
- Outubro: 20 a 31 de outubro
- Dezembro: 10 a 23 de dezembro