A partir do próximo mês, beneficiários do programa Bolsa Família que recebem o benefício extraordinário de transição (BET) sentirão uma grande diferença no orçamento.
Isso porque a partir do próximo mês, o pagamento extra já não será mais realizado. Desta forma, cerca de 166 mil famílias podem deixar de receber o valor.
Vale lembrar que o BET foi instituído para compensar perdas geradas na migração do Auxílio Brasil para o atual modelo, funcionando como um valor complementar. Contudo, seu decreto foi instituído com previsão de vigência temporária.
Desta forma, após dois anos de transição e com a atualização cadastral de grande parte dos beneficiários já realizada, o governo considerou que o objetivo do benefício finalmente foi atingido.
Vale destacar que o encerramento do benefício extra também integra a estratégia de otimização de gastos públicos do governo, realocando os valores para outros setores.
Enquanto uma parte deve ser direcionada para o investimento em programas permanentes, o restante deve focar em iniciativas emergenciais mais amplas, sempre focando no combate à pobreza extrema.
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social informou que seguirá monitorando o impacto do fim do benefício, mas até o momento, não há previsão de criação de nenhuma medida semelhante.
O que fazer após o fim do benefício de transição do Bolsa Família?
Conforme citado anteriormente, o benefício de transição teve seu fim decretado depois que a grande maioria dos beneficiários do Bolsa Família realizou a atualização cadastral. Sendo assim, um dos primeiros passos é garantir que o Cadastro Único (CadÚnico) está devidamente atualizado.
Isso pode ser feito através do aplicativo Meu CadÚnico ou diretamente no CRAS mais próximo. Desta forma, será possível continuar elegível para outros programas sociais ou benefícios do governo. Confira alguns exemplos:
- Auxílio Gás
- Tarifa Social de Energia Elétrica
- Programa Pé-de-Meia (para jovens estudantes)
- BPC/LOAS, para pessoas com deficiência ou idosos
- Programas municipais de renda mínima